A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba – OSUFPB reinicia suas atividades nesta sexta-feira, dia 18, às 20:00 horas, realizando grande concerto inaugural da temporada 2016. O evento será realizado na Sala Radegundis Feitosa, que fica no Campus I da UFPB, local já conhecido pelo público que há três anos acompanha as apresentações da Orquestra. A entrada é gratuita.
A retomada das atividades da OSUFPB será na sua formação Cordas, quando executará obras de W. A. Mozart, Leos Janacek e do compositor brasileiro Arthur Barbosa. Formada por músicos de reconhecida qualidade na sua performance, a Orquestra Sinfônica da UFPB é um equipamento cultural da instituição, que desde o ano de 2013 tem lotado semanalmente a Sala de Concertos Radegundis Feitosa com os concertos que prezam sempre pela qualidade no repertório e excelência na execução. Este reinício de atividades sinaliza o anúncio do calendário para todo o ano de 2016, o que será divulgado já na próxima semana.
A Sala de Concertos
A Sala de Concertos Radegundis Feitosa é o espaço coordenado pelo LAMUSI – Laboratório de Música Aplicada, ligado ao Departamento de Música da UFPB e coordenado pelo professor do DEMUS Leonardo Meira. Localizada na entrada do Campus I da instituição, em João Pessoa, a sala possui trezentos lugares confortáveis, com climatização e isolamento acústico, o que a torna um ambiente propício para assistir a concertos sinfônicos. Para este evento é recomendável que o público comece a chegar pelo menos meia hora antes de seu início para ocupar um bom lugar e assim garantir um mergulho mais profundo sobre o repertório criteriosamente escolhido para o deleite do mais exigente apreciador da boa música.
A Orquestra
A OSUFPB foi criada em 2013 com o objetivo de fortalecer o movimento sinfônico da Paraíba, formar plateia e dar escoamento à produção do Departamento de Música da UFPB. Também subordinada administrativamente ao LAMUSI, a Orquestra tem o violista e professor do DEMUS Ulisses Silva como coordenador, contando com onze músicos fixos e outros que são convidados para apresentações que exijam uma formação mais ampla. Para atender a seus fins pedagógicos, a OSUFPB pode se apresentar em formações variadas, como Cordas, Metais, Percussão, Sopros etc. O objetivo é levar ao público diferentes possibilidades sonoras dentro do mundo sinfônico, levando-o a conhecer mais profundamente as características de cada naipe dentro da orquestra. A OSUFPB está em plena ascensão, uma vez que é objetivo de sua coordenação fazer com que chegue à sua formação completa com músicos fixos, contratados exclusivamente para servir aos fins a que se destina, o que já é realidade com os onze músicos de cordas contratados. Sendo um dos mais importantes equipamentos culturais da Universidade Federal da Paraíba, a OSUFPB pertence ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes da instituição.
Contatos:
Ulisses Silva (coordenador da OSUFPB):
ulisilva@gmail.com – 9 9421-3131
Leonardo Meira (coordenador do LAMUSI):
leomeira.aulas@gmail.com – 9 9332-0139
Programa do concerto:
Arthur Barbosa (1965):
Toada e Desafio
W. A. Mozart (1753-1791):
Serenata no. 13 em Sol maior, K. 525 “Eine Kleine Nachtmusik”
1. Allegro
2. Romance: Andante
3. Menuetto: Allegretto
4. Vivace
L. Janacek (1854-1928):
Suíte para orquestra de cordas, JW 6/2
1. Moderato
2. Adagio
3. Andante con moto
4. Presto
5. Adagio
6. Andante
Redação com Assessoria
Faleceu neste domingo (15), em Campina Grande, aos 87 anos, Dona Elizabete Pereira de Araújo,…
Entre outubro de 2022 e janeiro de 2026, o Republicanos foi o partido que mais…
A Prefeitura de João Pessoa sancionou uma lei que autoriza a integração das câmeras de…
O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBM) localizou, neste domingo (15), o corpo do…
Um homem de 48 anos foi preso na noite desse sábado (14), em Manaíra, no…
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) e o Instituto de Polícia Científica (IPC) realizaram, na…