A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba – OSUFPB reinicia suas atividades nesta sexta-feira, dia 18, às 20:00 horas, realizando grande concerto inaugural da temporada 2016. O evento será realizado na Sala Radegundis Feitosa, que fica no Campus I da UFPB, local já conhecido pelo público que há três anos acompanha as apresentações da Orquestra. A entrada é gratuita.
A retomada das atividades da OSUFPB será na sua formação Cordas, quando executará obras de W. A. Mozart, Leos Janacek e do compositor brasileiro Arthur Barbosa. Formada por músicos de reconhecida qualidade na sua performance, a Orquestra Sinfônica da UFPB é um equipamento cultural da instituição, que desde o ano de 2013 tem lotado semanalmente a Sala de Concertos Radegundis Feitosa com os concertos que prezam sempre pela qualidade no repertório e excelência na execução. Este reinício de atividades sinaliza o anúncio do calendário para todo o ano de 2016, o que será divulgado já na próxima semana.
A Sala de Concertos
A Sala de Concertos Radegundis Feitosa é o espaço coordenado pelo LAMUSI – Laboratório de Música Aplicada, ligado ao Departamento de Música da UFPB e coordenado pelo professor do DEMUS Leonardo Meira. Localizada na entrada do Campus I da instituição, em João Pessoa, a sala possui trezentos lugares confortáveis, com climatização e isolamento acústico, o que a torna um ambiente propício para assistir a concertos sinfônicos. Para este evento é recomendável que o público comece a chegar pelo menos meia hora antes de seu início para ocupar um bom lugar e assim garantir um mergulho mais profundo sobre o repertório criteriosamente escolhido para o deleite do mais exigente apreciador da boa música.
A Orquestra
A OSUFPB foi criada em 2013 com o objetivo de fortalecer o movimento sinfônico da Paraíba, formar plateia e dar escoamento à produção do Departamento de Música da UFPB. Também subordinada administrativamente ao LAMUSI, a Orquestra tem o violista e professor do DEMUS Ulisses Silva como coordenador, contando com onze músicos fixos e outros que são convidados para apresentações que exijam uma formação mais ampla. Para atender a seus fins pedagógicos, a OSUFPB pode se apresentar em formações variadas, como Cordas, Metais, Percussão, Sopros etc. O objetivo é levar ao público diferentes possibilidades sonoras dentro do mundo sinfônico, levando-o a conhecer mais profundamente as características de cada naipe dentro da orquestra. A OSUFPB está em plena ascensão, uma vez que é objetivo de sua coordenação fazer com que chegue à sua formação completa com músicos fixos, contratados exclusivamente para servir aos fins a que se destina, o que já é realidade com os onze músicos de cordas contratados. Sendo um dos mais importantes equipamentos culturais da Universidade Federal da Paraíba, a OSUFPB pertence ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes da instituição.
Contatos:
Ulisses Silva (coordenador da OSUFPB):
[email protected] – 9 9421-3131
Leonardo Meira (coordenador do LAMUSI):
[email protected] – 9 9332-0139
Programa do concerto:
Arthur Barbosa (1965):
Toada e Desafio
W. A. Mozart (1753-1791):
Serenata no. 13 em Sol maior, K. 525 “Eine Kleine Nachtmusik”
1. Allegro
2. Romance: Andante
3. Menuetto: Allegretto
4. Vivace
L. Janacek (1854-1928):
Suíte para orquestra de cordas, JW 6/2
1. Moderato
2. Adagio
3. Andante con moto
4. Presto
5. Adagio
6. Andante
Redação com Assessoria








