Categorias: Cultura

Orquestra Sinfônica realiza concerto com estreias e peças inéditas

 A Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB) se apresenta, nesta quinta-feira (25), sob a batuta de seu regente titular, Luiz Carlos Durier. O terceiro concerto oficial da temporada 2014 do grupo contará com a participação de trombonista Sandoval Moreno como solista. Ele executará o poema sinfônico “Quadros do Seridó” para trombone e orquestra (estreia mundial), de Normando C. Silva. As outras duas obras que completam o repertório serão executadas pela primeira vez em solo paraibano. A apresentação gratuita será às 20h, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira.

 

A estreia mundial do Poema Sinfônico “Quadros do Seridó” para Trombone e Orquestra, terá a interpretação do trombonista Sandoval Moreno. “Uma tarefa muito honrosa e desafiadora para a orquestra. A divulgação de novos compositores e suas respectivas obras consolidam os objetivos de ampliar o nosso repertório e promover a apreciação musical dos amantes da música sinfônica”, justifica o maestro Durier.

 

O concerto inicia com a Abertura da ópera Noiva do Tzar de Rimsky-Korsakov, muito popular dentro da Rússia que, atualmente, começa a ganhar o palco e a simpatia das grandes plateias pelo mundo. A história envolvente e apaixonante especula sobre um aspecto da vida de Ivan “o terrível”, em seu breve casamento com Marfa Sobakin. Um melodrama repleto de belas árias e encantadoras melodias e clímax emocionalmente grandioso. Daqueles que Korsakov sabia promover com sua brilhante orquestração.

 

Em seguida, será executado o poema sinfônico “Quadros do Seridó” para Trombone e Orquestra, de Normando C. da Silva dedicado ao trombonista Sandoval Moreno, seu primeiro intérprete. A obra faz uma alusão à cultura do Sertão do Seridó. A orquestração é tensa, com texturas bem dissonantes. Os temas são apresentados como num álbum sonoro, ora contemplativo, ora dançante e até em oração, as surpresas são marcadas pelas mudanças de andamento.

 

O concerto encerra com as belas “Danças Sinfônicas”, Op. 64 do norueguês Edward Grieg. Esta composição foi concebida inicialmente para piano a quatro mãos, em forma tríplice ABA. A orquestração de sua autoria, só foi realizada em meados dos seus cinquenta anos, ao se sentir maduro e seguro. A primeira dança se baseia no movimento de um Halling, dançada tradicionalmente por jovens rapazes, com muitas acrobacias em casamentos. A segunda apresenta um aspecto pastoral no solo do oboé, tema principal da seção A, já a parte central é mais rápida, dinamicamente brincante e engraçada. A terceira apresenta o esquema do scherzo com ritmo bem marcado, original das regiões da fronteira com a Suécia. O movimento final começa com pequena introdução lenta, que logo passa a uma rápida e vigorosa marcha, derivada de uma canção popular. Na parte central tem uma singela canção de casamento. A reprise do Allegro molto termina em um clímax triunfante.

 

Ascom

Últimas notícias

Ricardo Coutinho defende que PT tenha candidatura própria para unir militância, mas reconhece: “Sou minoritário”

Durante entrevista ao Liga 360 Debate, da TV Norte Paraíba, nesta terça-feira (27), o ex-governador…

27 de janeiro de 2026

Chico do Sindicato diz que só permanece no Avante se partido mantiver apoio a Cícero Lucena

O vereador de João Pessoa, Chico do Sindicato, afirmou nesta terça-feira (27), que só permanece…

27 de janeiro de 2026

Saúde de JP convoca mulheres para citológico e exames de rotina

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça a importância da realização do exame citológico, conhecido…

27 de janeiro de 2026

Cícero Lucena celebra mais de 700 famílias beneficiadas com Compra Assistida e Cuidar do Lar

O prefeito Cícero Lucena avança com as políticas habitacionais de João Pessoa por meio dos…

27 de janeiro de 2026

Léo Bezerra diz que ainda tem intenção de votar em João Azevedo para Senado, mas pondera: “Quero saber se ele deseja”

O vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra (PSB), afirmou nesta terça-feira (27), que ainda mantém…

27 de janeiro de 2026

Hervázio Bezerra confirma que fará oposição na ALPB e cita aliados do Governo que estariam insatisfeitos na base governista

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB), confirmou nesta terça-feira (27), que inicia o ano legislativo…

27 de janeiro de 2026