Categorias: Cultura

Orquestra Sinfônica Jovem da PB apresenta concerto nesta quinta

A marcha de uma ópera e duas suítes de ballet estão entre os destaques do programa que será executado pela Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba no concerto desta quinta-feira (20), na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, em João Pessoa, com regência do maestro Luiz Carlos Durier e participação da violinista Lis Dália Vasconcelos como solista. O concerto começa às 20h30.

Os jovens músicos da OSJPB iniciam a apresentação com a marcha da ópera “Os Troianos”, considerada por muitos a obra-prima do compositor romântico francês Hector Berlioz (1803-1869). A violonista Lis Dália Vasconcelos sobe ao palco para participar da execução da segunda música apresentada pela orquestra, “Pictures from Denmark – Romance para Violino e Orquestra”, de autoria do compositor e crítico musical sueco Wilhelm Peterson Berger (1867-1942).

O público vai conferir, após o intervalo, “Sylvia Suíte de Ballet – Cortejo de Bacchus”, de Leo Delibes (1836-1891), compositor francês do século XIX.  Na sequência, os jovens músicos vão tocar “Le Cid – Suíte de Ballet (Castillane, Andaluzia, Aragonaise, Aubade, Catalães, Madrileno e Navarraise)”, do também francês Jules Massenet (1842-1912), especialmente conhecido por suas óperas muito populares no final do século XIX e início do século XX. 

Uma música brasileira vai encerrar a noite de concerto. É “Série Brasileira – Batuque”, do cearense nascido em Fortaleza, Alberto Nepumuceno (1864-1920). Compositor, pianista, organista e regente, Nepomuceno foi considerado o pai do nacionalismo na música erudita brasileira. É o patrono da cadeira número 30 da Academia Brasileira de Música.

Solista – Lis Dália Vasconcelos é natural de João Pessoa (PB) e iniciou seus estudos musicais na Escola de Música Anthenor Navarro, aos 7 anos de idade, em 2005. Ingressou na Orquestra Infantil do Estado da Paraíba, em 2007, sob regência da maestrina Norma Romano e atuou como spalla e solista. De 2011 a 2015, participou do Curso de Extensão em Música e da Orquestra de Cordas do Instituto Federal da Paraíba, sob a orientação da professora Marina Marinho e, em 2015, ingressou na Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba.

Atualmente, cursa o Bacharelado em Música na Universidade Federal da Paraíba, sob a orientação da professora Sandra Aquino e exerce o cargo de spalla da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, Temporada 2018.

No decorrer dos seus estudos, Lis Dália participou de eventos de música como o Festival Virtuosi, em Gravatá (PE), e Festival Internacional de Música de Câmara do PPGM – UFPB. Participou de master classes com grandes violinistas, a exemplo de Cármelo de Los Santos, Yerko Tabilo, Rucker Bezerra, Guillaume Tardif, Jassen Todorov, Lucia Luke, Paul Chou e Yi – Jia Susanne Hou.

Regente – Paraibano de João Pessoa, Luiz Carlos Durier é o regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (OSJPB) há 21 anos. Seu trabalho direcionado para jovens músicos em formação tem reconhecimento em todo o Brasil. Em setembro de 2013 foi nomeado diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB).

Como regente convidado, conduziu a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, Orquestra Sinfônica do Estado de Sergipe, Orquestra Sinfônica da UFRN e Orquestra Criança Cidadã do Recife. Durier também regeu a Orquestra de Cordas da 29ª e 30ª Oficina de Música de Curitiba. No ano de 2012, o maestro recebeu a Comenda de Honra ao Mérito, pelo desempenho profissional frente à OSPB.

Entre suas atividades, conduziu a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marinês e sua Gente e do DVD Sivuca e os Músicos Paraibanos. Com a OSPB e a OSJPB, esteve à frente de concertos com artistas populares como Ângela Rô Rô, Arnaldo Antunes, Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas), Flávio José, Genival Lacerda, Alcione, Toninho Ferragutti, Geraldo Azevedo, Dominguinhos e Zélia Duncan.

Por três anos consecutivos, Luiz Carlos Durier regeu a Orquestra Sinfônica da Paraíba e a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba em grandes concertos comemorativos ao aniversário da cidade de João Pessoa, com artistas paraibanos, que lotaram o Teatro Pedro do Reino, no Centro de Convenções. No dia 5 de agosto de 2016, a apresentação teve como destaque o cantor e compositor Zé Ramalho; no ano passado, as atrações foram as cantoras Cátia de França e Nathalia Bellar, e neste ano, o também paraibano Chico César foi o destaque da apresentação em homenagem aos 433 anos da capital paraibana.

PB Agora

 


Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

 

Últimas notícias

Prefeita Eliane Galdino anuncia reajuste de 13% para professores de Pocinhos

A prefeita de Pocinhos, Eliane Galdino (Republicanos), anunciou na noite desta segunda-feira (9) um reajuste…

9 de fevereiro de 2026

Política, vaidade e picuinhas que ganham o mundo!

O casal Obama foi inquilino da Casa Branca por oito anos consecutivos. Barack Obama percorreu…

9 de fevereiro de 2026

“Só faria cobrança a Léo quando ele sentar na cadeira de prefeito”, rebate João Azevêdo após ser cobrado por reunião

O governador e pré-candidato ao Senado, João Azevêdo (PSB) voltou a rebater às recentes declarações…

9 de fevereiro de 2026

Deputado petista diverge da estratégia nacional da sigla e defende que PT assuma direção política própria na Paraíba

O deputado estadual Luciano Cartaxo manifestou discordância em relação à estratégia do PT nacional sobre…

9 de fevereiro de 2026

Cabo Gilberto detalha visita a Bolsonaro e revela convite do ex-presidente para Efraim se filiar ao PL

O deputado federal e líder da oposição na Câmara Federal, Cabo Gilberto (PL), retornou de…

9 de fevereiro de 2026

João Azevedo nega insatisfação de Ricardo Barbosa e confia na permanência do aliado na base governista

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), negou os rumores sobre um possível estremecimento na…

9 de fevereiro de 2026