A Orquestra Sinfônica da Paraíba vai apresentar concerto dedicado ao Dia de Finados, nesta quinta-feira (1º), excepcionalmente no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural. A regência é do maestro convidado Enaldo Oliveira. Por uma noite, o maestro Alex Klein, titular da OSPB, deixará a batuta para fazer uma participação especial no Coral Sinfônico da Paraíba. O concerto começa às 20h e a entrada é gratuita.
No concerto, serão executadas as obras de Samuel Barber, “Adagio para Cordas”; Maurice Ravel, “Pavane para uma Princesa Falecida”; Johann Sebastian Bach, “Ária da 3ª Suíte Orquestral”, e Wolfgang Amadeus Mozart , “Réquiem”.
Esta apresentação marca a estreia do maestro Enaldo Oliveira, especialista em instrumentos de cordas, como convidado da OSPB. O maestro fez doutorado em Artes Musicais na Universidade de Iowa, nos EUA, e mestrado em Musicologia na USP. Foi diretor artístico da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, em Belém (PA), e diretor de Estudos Orquestrais na Universidade de Wisconsin, EUA.
De acordo com o maestro Alex Klein, diretor artístico e regente titular da OSPB, esta é a única apresentação do Coral Sinfônico junto à OrquestraSinfônica da Paraíba nesta temporada, mas esta parceria irá crescer em 2013. De acordo com a programação, o coral vai dividir o palco com a OSPB em três ocasiões: na execução da 9ª Sinfonia de Beethoven, da 2ª Sinfonia de Gustav Mahler (Ressurreição) e do Oratório “Candomblé”, do compositor paraibano José Siqueira.
O “Réquiem” de Mozart, que integra o concerto desta quinta-feira, foi a última obra na qual o compositor trabalhou e a deixou incompleta. Apesar de seu aluno Sussmayer ter terminado a obra em uma versão bem aceita na atualidade, a OSPB e o Coral Sinfônico apresentarão somente os trechos originalmente compostos por Mozart.
Assessoria Funesc








