Categorias: Cultura

Orquestra se apresenta na 1ª Feira do Livro

PUBLICIDADE

 Fadas, princesas e heróis serão lembrados no concerto que a Orquestra Infantil da Paraíba realiza neste sábado (12), às 18h. A apresentação faz parte da programação de encerramento da 1ª Feira do Livro Infanto-Juvenil da Paraíba, que acontece na Estação Cabo Branco, no bairro Altiplano, em João Pessoa. A regência será da maestrina Norma Romano e a entrada gratuita.

Com o repertório baseado nas trilhas sonoras dos filmes de Walt Disney, o concerto será aberto com “Pinocchio” (“Que tem fé no coração” / L. Harline). Em seguida, será executada “Pocahontas” (“The Virginia Company” / A. Menken). Na sequência, os pequenos músicos tocarão “A Dama e o Vagabundo” (“La La Lu” e “Bela Noite”/ P. Lee e S. Burque); “Rapunzel” (“Thema de amor” / A. Menken); “Branca de Neve e os 7 Anões” (“Eu vou pra casa” / F. Churchill); “A Bela e a Fera” (Popurri de Themas Principais / A. Menken). A música “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso encerra a apresentação lembrando o filme “Alô, amigos”.

A maestrina Norma Romano, titular da OIEPB é responsável pela maior parte dos arranjos, com exceção dos temas de “A Bela e a Fera” (C. Custer) e de “Pinocchio”, em que conta com parceria do maestro Carlos Anísio.

Histórico da OIEPB – A Orquestra foi criada em 1986 pela professora Izabel Burity e, desde então, é coordenada e regida pela professora Norma Romano, nascida em Buenos Aires – Argentina.

A ‘Orquestrinha’ é um bem cultural da Orquestra Sinfônica da Paraíba que tem como objetivo a formação cultural e social da criança e do adolescente através da prática instrumental, incentivando o convívio e a partilha de esforços, buscando incutir conceitos de trabalho em equipe, disciplina, respeito e superação. Para tanto, fomenta anualmente o ingresso de novas crianças através de audições que buscam selecionar os promissores instrumentistas mirins.

A OIEPB tem como ideal descentralizar e democratizar o acesso da população às diferentes atividades artísticas desenvolvidas pela mesma, e divulgar repertorio sinfônico universal, enfatizando a interpretação da música brasileira e, em especial, a nordestina. Por isso, ao longo destes anos a OIEPB tem realizado apresentações pelo Brasil e também no exterior. Destacamos os concertos internacionais realizados na Argent ina (1994 e 1997) e nos Estados Unidos (1996 e 1998) que suscitaram críticas e comentários elogiosos. Em 2007 a OIEP volta a Buenos Aires para participar do VII Encontro Internacional de Orquestras Infantis e Juvenis e mais uma vez encanta a todos, principalmente na interpretação do seu repertório de peças eruditas, argentinas, brasileiras e especialmente as nordestinas.

 

Secom-PB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

38ª edição do Salão do Artesanato da PB vai homenagear artesãos que trabalham com madeira

Arte que expressa uma cultura. Com o tema “A arte de quem vive da fé”,…

23 de maio de 2024

Estrutura d’OMaior São João do Mundo do Distrito de Galante será entregue nesta sexta-feira

O início d’O Maior São João do Mundo em Campina Grande, no Distrito de Galante,…

23 de maio de 2024

Wilson Filho revela expectativa para encontro do Republicanos em JP e detalha: “Chapa qualificada, competente e numerosa”

O deputado estadual Wilson Filho revelou nesta quinta-feira (23) a expectativa do Republicanos acerca do…

23 de maio de 2024

Quem de fato é o 1ª lugar? Disputa pelo Ibope nas rádios da Paraíba gera troca de farpas, acusações e confunde a população

A disputa por audiência entre os principais programas de jornalismo da Paraíba, Arapuan Verdade e…

23 de maio de 2024

Mulher em João Pessoa viraliza nas redes sociais após rir da situação durante entrevista sobre acidente com trem

Um caso inusitado chamou a atenção do público nas redes sociais nesta semana. Nilza Pimentel,…

23 de maio de 2024

Crise no PDT: Junio Leandro tenta barrar pré-candidatura de ex-vereador, mas sequer é convidado para encontro da nacional

Enquanto tenta barrar a pré-candidatura do ex-vereador João Almeida pelo PDT à Câmara de João…

23 de maio de 2024