Categorias: Cultura

Orquestra Infantil comemora Dia das Crianças com concerto didático

PUBLICIDADE

A Orquestra Infantil da Paraíba apresenta o tradicional concerto em homenagem ao Dia das Crianças neste domingo (12), às 17h, no auditório da Estação Cabo Branco, no Altiplano. Sob a regência da maestrina Norma Romano, o concerto terá explicação didática feita pela professora Luciana Real Limeira e a entrada é gratuita.

 

O repertório começa com a canção “Menuet e Rondó” (Henry Purcell). Na sequência, os pequenos músicos executarão “Hino ao Imperador” (Joseph Haydn), “A Flauta Mágica” (Wolfgang Amadeus Mozart), “Hino à Alegria” (Ludwig Van Beethoven), “Smile” (Charles Chaplin), “Além do Arco-Íris” (Harold Arlen e E. Y. Harburg), finalizando com “Trenzinho Caipira” (Heitor Villa-Lobos).

 

Equipe – Além de Norma Romano como regente titular, a Orquestrinha conta com os professores auxiliares Marcelo Vasconcelos (cordas), Gustavo de Paco de Gea (sopros), Luciana Real Limeira (leitura da música), Jandaciara Gíscia e Mônica Cury (participação especial de teatro). A equipe técnica é composta por Estevam Henrique de Oliveira Vilar (secretário) e os montadores Luiz Carlos Lima e Francisco Nascimento.

 

Orquestra Infantil – Foi criada em 1986 pela professora Izabel Burity e, desde então, é coordenada e regida pela professora Norma Romano, nascida em Buenos Aires, Argentina. A Orquestrinha, como é conhecida, é um bem cultural da Orquestra Sinfônica da Paraíba. O trabalho visa a formação cultural e social da criança e do adolescente através da prática instrumental, incentivando o convívio e a partilha de esforços, buscando incutir conceitos de trabalho em equipe, disciplina, respeito e superação. Para tanto, fomenta anualmente o ingresso de novas crianças através de audições que buscam selecionar os promissores instrumentistas mirins.

 

A OIEP tem como ideais promover a descentralização e democratização do acesso da população às diferentes atividades artísticas desenvolvidas pela orquestra e divulgar um repertório sinfônico universal, enfatizando a interpretação da música brasileira e, em especial, a nordestina.

 

A Orquestrinha tem se apresentado no Brasil e também no exterior, com destaque para os concertos internacionais realizados na Argentina (1994 e 1997) e nos Estados Unidos (1996 e 1998). Em 2007, a OIEP voltou a Buenos Aires para participar do VII Encontro Internacional de Orquestras Infantis e Juvenis e, mais uma vez, encantou a todos, principalmente na interpretação do seu repertório de peças eruditas, argentinas, brasileiras e especialmente nordestinas.

 

Secom-PB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

De olho nas eleições suplementares em Cabedelo, Barbosa quer oficializar candidatura antes do Natal

O presidente da Companhia Docas da Paraíba, Ricardo Barbosa, confirmou nessa sexta-feira (19) que é…

19 de dezembro de 2025

Após prefeito revogar artigo, Procuradoria de JP pede que o TJPB suspenda inconstitucionalidade da Lei do Gabarito

Após o prefeito Cícero Lucena editar Medida Provisória, nessa quinta-feira (18), revogando o artigo 62,…

19 de dezembro de 2025

Homem é esfaqueado após presenciar discussão de casal em JP

Um homem foi esfaqueado na noite dessa quinta-feira (18) enquanto voltava do trabalho para casa,…

19 de dezembro de 2025

MPPB determina religamento imediato de energia em hospital de Campina Grande

O Ministério Público da Paraíba (MPPB), por meio da Promotoria de Defesa dos Direitos do…

19 de dezembro de 2025

“Nada de construir espigão na nossa cidade” diz Cícero ao negar flexibilização para prédios altos na orla de JP

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), se pronunciou nesta sexta-feira (19) sobre a…

19 de dezembro de 2025

Mais dois suspeitos de ataque a tiros na Praia de Ponta de Campina são presos

A Polícia Civil da Paraíba prendeu, na manhã desta sexta-feira (19), dois homens suspeitos de…

19 de dezembro de 2025