Categorias: Cultura

OPINIÃO: o sentido do Natal em tempos de pandemia

PUBLICIDADE

“Não temais, porque eis que vos anuncio uma grande alegria, que terá todo o povo. Nasceu-vos hoje, na cidade de Davi, um Salvador” É Natal. Os sinos tocam nas capelas e catedrais anunciando a chegada do Menino Deus. No presépio, criado por São Francisco de Assis, e armado em igrejas, casas e prédios públicos, contemplamos a reprodução da cena que mudou a história da humanidade.

Na pobreza da estrebaria, José e Maria contempla o nascimento do Verbo que se fez carne. Os pastores, ainda alegres pela boa notícia, anunciada pelos Anjos, guardam no coração a canção de amor entoada pelo coro celeste. “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade”. Natal é o encontro do Divino com o hunano. A luz que resplandece nas trevas para fazer surgir um novo tempo. Os magos já a caminho de Belém levam seus presentes para o recém nascido: ouro, incenso e mirra.

Em em mundo cada vez materialista, e indiferente, como resgatar o verdadeiro sentido daquele acontecimento, que trouxe alegria, esperança e vida? A festa do nascimento de Jesus não pode ser resumida ao encanto e a beleza das luzes que enfeitam nossas árvores de Natal; as céias fartas, as trocas de presentes, e ao consumismo desenfreado que sufocam o real significado da data. É verdade que o espirito natalino faz aflorar bons sentimentos nas pessoas, e até gestos maravilhosos de solidariedade para com o próximo. A noite de Natal mais parece uma primavera. Um clima mágico nos envolve. Um aroma agradável se espalha pelo ar, e os corações dos homens e mulheres de boa vontade, pulsam de contentamento.

No entanto, o Natal é mais do que esse momento efémero que logo desaparece após o 25 de Dezembro. Ele deve durar todos os dias do ano. O amor ao próximo, mandamento maior de Jesus, é para toda a vida. O perdão deve ser constante. O Natal acontece quando conseguimos viver a experiência de amor com o Deus da vida, e principalmente, harmonizar as nossas relações humanas.

O Natal acontece todos os dias, quando transformamos nossos corações em uma manjedoura de carne para acolher Jesus na figura sofrida e discreta do irmão que padece, com fome, sede, que está enfermo, peregrinando sem um abrigo ou preso nos cárceres da alma. Natal é libertação plena de todas as nossas cadeias.
Em um ano marcado por tanto sofrimento, perdas e tribulações devido a pandemia do Covid-19, aquele acontecimento de Belém, deve gerar em nossos corações, alegria e esperança de dias melhores. Como disse o profeta Isaias, “O povo que jazia nas trevas viu brilhar uma grande luz”. Que a luz que resplandece da manjedoura , dissipe as escuridões e incertezas desse tempo atribulado, e que o Natal seja um tempo novo para repensar nossas relações com o próximo.

Severino Lopes
PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Provas do concurso do Banco do Nordeste serão aplicadas neste domingo para mais de 400 mil candidatos

Cerca de 418 mil candidatos estão inscritos no concurso público do Banco do Nordeste (BNB),…

27 de abril de 2024

Paraíba tem 36 praias ou trechos impróprios para o banho neste final de semana; CONFIRA

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA) divulgou o relatório de balneabilidade válido até…

27 de abril de 2024

ATENÇÃO: uso de patinetes e outros equipamentos elétricos na orla da Capital está proibido

A partir desta sexta-feira (26), está proibido o uso de patinetes e outros equipamentos elétricos…

27 de abril de 2024

Divulgado resultado final do edital para graduandos do Programa Paraíba Sem Fronteiras

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e…

27 de abril de 2024

Governo da Paraíba mantém redução de 50% do ICMS sobre óleo diesel para empresas de transporte coletivo de passageiros até o fim de 2024

O governador João Azevêdo manteve o apoio às empresas de transportes de passageiros urbano, da…

27 de abril de 2024

Mulher é resgatada de cárcere privado e suspeito é preso, em Campina Grande

Uma mulher foi resgatada de uma situação de cárcere privado após enviar um bilhete pedindo…

27 de abril de 2024