Opinião: Moisés, homem exitoso!

PUBLICIDADE

Cuidando dos rebanhos de Jetro, seu sogro, nos campos de Horebe, ou Sinai no Egito. Moisés ouviu voz de comando e orientação para um novo reto em sua vida que partia de um elemento raro, uma sarça. Espantou-se, tremeu todo seu ser, porém, esse guerreiro tinha um coração saudável e uma mente brilhante. Depois de ouvir a mensagem do Deus altíssimo o comissionando a uma tarefa que transpunha toda sua capacidade física e emocional, Moisés sai em direção ao cumprimento da missão.

A história tem sido contada e recontada durante gerações, Moisés é banhado de êxito em tudo que faz sob a direção do Deus de Israel, contudo, Moisés não havia dado conta de que Deus quando elege alguém, exige 100% de obediência. Lá em I Samuel 15, há um relato que envolve o Rei Saul e a batalha contra os amalequitas, onde Saul desobedeceu abruptamente, e Deus através do profeta Samuel, declara a Saul, que prefere 100% de obediência e zero de sacrifício. Pois é, Moisés anos antes veio a sofrer na própria carne o resultado dessa preferência do Altíssimo que o impediu de entrar na terra prometida.

No início da formação do caráter e princípios do povo judeu, Deus não dispensou um aparente pequeno desvio de Moisés, que muitas vezes é visto por leitores e comentaristas bíblicos como algo que não deveria ter tido tamanho juízo, porém, assim é como atua o Deus soberano dos Céus e da terra e não pede satisfação. Tinha Moisés naquele momento uma única função, que seria falar a rocha e não golpeá-la com fúria, deixando transparecer que o controle estava em suas mãos e não nas de Deus. Deus não divide a sua glória com nenhum mortal.

Quase no fim de sua jornada em levar o povo a entrar na terra prometida, Deus fez uma parada e deu baixa na carteira de trabalho de Moisés. O levou ao pico do monte Nebo, o fez ver a terra prometida de longe, usando um binóculo especial, porém, não teve o direito de entrar na mesma, Deuteronômio 34. O lindo e especial de tudo isso, é que Moisés não resistiu ao comando de Deus e só obedeceu. Não tentou atuar por decisão própria nem ofereceu resistência. Na verdade, Moisés era um homem manso. Foi uma situação dura e difícil para o comandante Moisés, porém, ele decidiu ser prudente.

Moisés na verdade não entrou na terra prometida naquele dia, porém, pisou e caminhou na mesma de um modo glorioso e em vitória. Os Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas, faz menção a esse fantástico acontecimento, chamado de transfiguração. Moisés que foi proibido lá atrás de entrar na terra prometida, agora, aparece de um modo glorioso ao lado do próprio Cristo, tendo o profeta Elias também presente, e mais três testemunhas oculares daquele feito; Pedro, Tiago e João. Na verdade, aqui fica comprovado em 100%, que obediência é melhor que sacrifício.

Nesse relato da transfiguração tem algo intrigante para os incrédulos ou buscadores do ocultismo, Marcos 9. Alguém me perguntou: “se vocês dizem que Deus proíbe invocar mortos, como ele invocou a presença do defunto Moisés? É bom que saibas que a proibição está dirigida aos humanos, não ao Eterno”. Ele é o Deus criador e a própria ressurreição. Ele é Deus de vivos e não de mortos e invocará a presença de alguém esteja essa pessoa de um lado ou do outro.
Ao ler esse texto, que ao menos uma frase fique em sua mente e desça ao seu coração: É melhor obedecer que sacrificar!

Elcio Nunes
Cidadão Brasileiro
Instagram: @elciojnunes

PUBLICIDADE

Últimas notícias

No Marizão, Sousa conquista primeira vitória na Série D do Brasileirão

Precisando conquistar a primeira vitória no Campeonato Brasileiro, o Sousa entrou em campo na tarde…

12 de maio de 2024

Paraíba inicia semana com mais de 460 oportunidades de trabalho em 11 municípios; saiba quais

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB), a partir desta segunda-feira (13), disponibiliza 461…

12 de maio de 2024

MENINGITE: adolescente internada com suspeita da doença morre em Campina Grande; PB já registrou 18 casos em 2024

Morreu no Hospital de Trauma de Campina Grande a adolescente de 12 anos que internada…

12 de maio de 2024

Treze goleia fora de casa e se mantém invicto na Serie D do Brasileirão

Ainda sem perder na Série D do Campeonato Brasileiro, o Treze foi ao Ceará na…

12 de maio de 2024

Veículo sai da pista, capota e motorista morre em acidente no Sertão

Um grave acidente registrado neste domingo deixou um homem morto após o veículo que ele…

12 de maio de 2024

Polícia prende homem portando espingarda calibre 12 em bairro da Zona Sul da Capital

Na madrugada deste domingo (12), equipes da Força Tática do 5° BPM realizaram a prisão…

12 de maio de 2024