Categorias: Cultura

OPINIÃO: A dimensão religiosa da política

PUBLICIDADE

Já faz alguns séculos que a separação entre Estado e Igreja se consolidou nos países ocidentais. Todos nós sabemos, em alguma medida, que houve um período da história em que o Estado interferia nos assuntos da Igreja de forma direta e sistemática, como também sabemos que a Igreja se intrometia nas decisões do Estado. Foi um tremendo avanço separar essas duas esferas.

Contudo, cientes da separação entre Igreja e Estado, nós tendemos a cair em um engano: achar que a separação entre esses dois entes representa a separação entre política e religião. O termo religião não se refere apenas àquele aparato institucional para cultos e missas. Religião é muito mais amplo e se refere à dimensão humana de adotar crenças e valores tão fundamentais que só vêm à tona quando nós fazemos perguntas, digamos, complexas: de onde viemos? Para onde vamos? Quando alguém morre, o que acontece? E tantas outras questões perturbadoras.

Sim, todos nós somos religiosos. Nós oferecemos, de forma articulada ou não, respostas a essas questões complexas. Nós temos explicações sobre a vida que norteiam nossas decisões. Todos nós temos crenças fundamentais que são aceitas e confirmadas como sendo adequadas ao longo da vida. Essas crenças consolidam, consciente ou inconscientemente, a forma como vemos o mundo e explicamos aquilo que conhecemos.

Então, para onde formos, para onde olharmos, sobre o que pensarmos, nossas crenças religiosas ou fundamentais estarão conosco. Uma das dimensões da vida humana que mais expõe nossas crenças religiosas é a política. Seja à esquerda, seja à direita, toda pessoa que pensa ou se posiciona politicamente demonstra ter uma explicação abrangente do mundo.

Historicamente, a esquerda diz que o mal é a desigualdade social. A direita diz que o mal é um Estado grande que diminui a liberdade dos indivíduos. A esquerda diz que o Estado deve ser aumentado para pressionar por mais igualdade entre os cidadãos. A direita diz que o Estado deve ser diminuído para dar mais liberdade ao cidadão. Por fim, a esquerda diz que se um dia houver relativa igualdade entre todos, teremos uma sociedade mais justa. A direita diz que se o indivíduo for mais livre, a justiça do mérito prevalecerá.

Pense no caso brasileiro. Temos, hoje em dia, duas figuras políticas que, em tese, representam lados opostos: Lula e Bolsonaro. Os dois têm a capacidade de oferecer uma explicação sobre aquilo que está ruim no Brasil, o que fazer para melhorar, e o resultado a que se chegará se melhorar. Quer algo mais religioso? Uma narrativa completa para buscar um mundo melhor?

Há uma dimensão religiosa na política. O problema ocorre quando a dimensão religiosa da política se torna tão abrangente no coração dos indivíduos que os cega. E a cegueira política leva à falta de misericórdia e perdão e à perda de fraternidade. Chegamos a uma política que só constrói muros, não pontes. É a política do poder, isto é, cada grupo busca alcançar o poder logo e de qualquer forma, usando “fake news” se preciso, para impor sobre os adversários a vontade do vencedor.

A dimensão religiosa da política leva à criação de ídolos. Um líder, um partido, uma narrativa política se tornam formas de restaurar a felicidade da sociedade. Enquanto isso, famílias, amizades, instituições, entre outros, são quebrados. Todo ídolo é impiedoso, pois não quer apenas seu voto, mas sim sua lealdade e devoção. Contudo, adianta ganhar as eleições e rachar ainda mais o país? Adianta ganhar as eleições e perder os verdadeiros amigos e nossos familiares? “Do que adianta ganhar o mundo e perder a alma?”.

Coluna Anderson Paz

PUBLICIDADE

Últimas notícias

DIA DAS MÃES: diferença no preço do perfume feminino pode chegar a mais de R$ 200, em JP

Para o consumidor que pretende presentear com perfumes no Dia das Mães, comemorado no segundo…

28 de abril de 2024

Eleitores têm até 8 de maio para regularizar o título, transferir e votar

Eleitores de todo o país devem resolver suas pendências com a Justiça Eleitoral até o…

28 de abril de 2024

Litoral e Agreste da Paraíba estão sob novo alerta de chuvas intensas, segundo previsão do Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de chuvas intensas para o…

28 de abril de 2024

Mulher é detida por suspeita de esfaquear companheiro no Sertão da Paraíba

Uma mulher de 24 anos foi detida após supostamente esfaquear seu companheiro, de 34 anos,…

28 de abril de 2024

Sine-PB disponibiliza mais de 480 vagas de emprego a partir de segunda-feira

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibilizará, a partir desta segunda-feira (29), 481…

28 de abril de 2024

PM age rápido e prende grupo criminoso acusado de assaltos em CG e região

A Polícia Militar frustrou um grupo criminoso que estava agindo em Campina Grande e região,…

28 de abril de 2024