O cinema brasileiro alcançou um marco histórico neste domingo (04). A produção “O Agente Secreto”, dirigida por Kleber Mendonça Filho, foi escolhida como Melhor Filme Estrangeiro no Critics Choice Awards, realizado em Los Angeles, Estados Unidos. É a primeira vez que uma obra nacional recebe esse reconhecimento na premiação organizada pela associação de críticos norte-americanos e canadenses.
Na disputa pela categoria, o longa brasileiro superou concorrentes de peso, entre eles “Foi Apenas um Acidente” (Irã/França), “A Garota Canhota” (Taiwan), “No Other Choice” (Coreia do Sul), “Sirât” (Espanha) e “Belén” (Argentina).
Além da vitória inédita, o ator Wagner Moura também esteve entre os indicados ao prêmio de Melhor Ator em Filme por sua atuação em “O Agente Secreto”. A estatueta, no entanto, ficou com Timothée Chalamet, pelo trabalho em “Marty Supreme”. A categoria contou ainda com nomes como Leonardo DiCaprio (“Uma Batalha Após a Outra”), Michael B. Jordan (“Pecadores”) e Ethan Hawke (“Blue Moon”).
Moura também concorria em outra frente: a de Ator Coadjuvante em Série Limitada, pelo papel em “Ladrões de Drogas”. O vencedor foi Owen Cooper, por “Adolescência”.
Os resultados da premiação são definidos por 576 membros da Critics Choice Association (CCA), considerada a maior entidade de críticos de cinema e televisão da América do Norte. O evento é visto como um dos principais indicadores para o Oscar, e “O Agente Secreto” aparece entre os cotados para disputar as categorias de Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Filme e Melhor Ator. As indicações oficiais serão anunciadas em 22 de janeiro.
A trajetória internacional da produção brasileira continua no próximo domingo (11), quando o longa concorre em três categorias no Globo de Ouro.
PB Agora








