Categorias: Cultura

Novo Vazamento: 10 milhões de senhas expostas de Brasileiros

PUBLICIDADE

Mais de 10 milhões de senhas de e-mails de brasileiros foram expostas na internet em um vazamento global de 3,2 bilhões ocorrido no começo de fevereiro. Entre as credenciais brasileiras estão mais de 70 mil senhas da administração pública, como de e-mails da Câmara dos Deputados, do Supremo Tribunal Federal (STF) e da Petrobrás. Os números foram obtidos após análise exclusiva para o jornal O Estado de S. Paulo feita pela empresa de cibersegurança Syhunt.

Entre as informações de brasileiros, existem pelo menos 10 milhões de senhas. Esse é o número de credenciais referente apenas a e-mails do domínio “.br” – cerca de 26 milhões de domínios em todo o mundo foram afetados. Isso significa que o número de brasileiros atingidos pode ser maior. A análise não incluiu serviços de e-mail muito populares por aqui, como Gmail e Hotmail, pois eles estão no domínio “.com”.

Quem mais foi afetado?

O vazamento afetou milhares de senhas da administração pública. No total, 68.535 senhas de e-mails no domínio “gov.br”, usado pela administração pública, foram afetadas. Outras 4.589 senhas do domínio “jus.br” foram disponibilizadas, o que inclui senhas do STF. A reportagem encontrou pelo menos um e-mail diretamente ligado ao gabinete do ministro Dias Toffoli. Foram encontradas 98 senhas do domínio “stf.jus.br”. Além disso, 218 senhas do domínio “camara.leg.br” estão listadas. Nessa base é possível encontrar o e-mail que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) usava quando era deputado federal – é uma indicação de que a compilação reúne dados de vários anos diferentes. Além disso, e-mails de mais deputados aparecem na base “camara.gov.br”. Nela, há 985 senhas, incluindo nomes que não estão mais em Brasília, como o do ex-deputado Jean Wyllys.Já o domínio “senado.gov.br” tem 547 senhas vazadas.

Endereços ligados à presidência da república também aparecem. O domínio “presidencia.gov.br” teve 28 senhas vazadas.Entre os duzentos domínios “gov.br” mais afetados aparecem senhas de e-mails da Receita Federal, da Advocacia Geral da União, da Anvisa, da Caixa, do Butantan, da Funai, do IBGE, da Infraero, do Inpi, do INSS e da Polícia Militar em diversos Estados, incluindo São Paulo e Paraná.

A reportagem também encontrou no vazamento 8.863 senhas ligadas à Petrobrás – nenhum endereço, porém, está ligado a presidentes que passaram pelo comando da empresa. Foi possível encontrar também um endereço possivelmente ligado ao ministro da Economia, Paulo Guedes, da época em que estava na BR Investimentos. Daragon, porém, faz um alerta: “As senhas ‘gov.br’ não significam que os sistemas da administração pública tenham sido invadidos. Esses endereços e senhas parecem ter sido utilizados em serviços na internet que foram comprometidos”.

O domínio mais exposto foi o “caixa.gov.br” com 2.197 senhas vazadas. No total, 4.584 domínios da administração pública foram afetados.

Mais de 8.000 senhas ligadas à Petrobras foram expostas.

O arquivo com as 3,2 bilhões de senhas, de 100 GB, foi publicado em 17 de fevereiro no mesmo fórum onde, em janeiro, hackers colocaram à venda bases de dados que comprometeram 223 milhões de CPFs, 40 milhões de CNPJs e 104 milhões de registros.

Os dados vazados podem ser baixados de forma gratuita. O nome do arquivo é “Comb”, uma sigla para “compilation of many breaches” (compilação de muitas violações).

E agora, o que fazer?

A melhor forma de proteção nesse momento é trocar todas as suas senhas. Nunca utilizar a mesma senha em diversos serviços diferentes. Utilizar algum cofre de senhas para guardar todas as senhas de cada serviço para facilitar a individualização das mesmas. NUNCA compartilhar sua senha com outras pessoas. Utilizar SEMPRE o duplo fator de autenticação quando possível.

 

Com informações de IG Tecnologia e Poder360

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Azevêdo diz que Paraíba avançou e “hoje nos orgulha”

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), voltou a destacar os avanços da gestão estadual…

29 de dezembro de 2025

Mega da Virada entra na reta final para apostas físicas e online

Interessados em participar do sorteio da Mega da Virada têm até as 20h (horário de…

29 de dezembro de 2025

Nabor Wanderley prega cautela após apoio de Felipe Leitão a Cícero Lucena e diz: “O diálogo precisa ser permanente”

O prefeito de Patos e pré-candidato ao Senado Federal em 2026, Nabor Wanderley (Republicanos), adotou…

29 de dezembro de 2025

2026: irmão de Romero Rodrigues, ex-deputado estadual Moacir Rodrigues declara apoio a Cícero

Ex-deputado estadual Moacir Rodrigues declara apoio à pré-candidatura de Cícero Lucena O ex-deputado estadual Moacir…

29 de dezembro de 2025

Após decidir por candidaturas próprias, PSOL define nomes que irão concorrer ao governo da Paraíba e ao Senado

Após anunciar, depois de uma reunião com dirigentes realizada na última semana, que terá pré-candidaturas…

29 de dezembro de 2025

Gestão de Matheus Bezerra alcança 85,2% de aprovação em Bananeiras

Levantamento divulgado nesta semana aponta que a administração do prefeito Matheus Bezerra, no município de…

29 de dezembro de 2025