Categorias: Cultura

Neste sábado, Espaço Mundo oferece oficina de percussão

PUBLICIDADE

O Espaço Mundo não é um espaço apenas para shows. Prova disso será a oficina de percussão que acontecerá neste sábado (8), com foco no ritmo Ijexá levando curiosidades e informação rítmica. Walber Acioli, conhecido como Macaxeira, ministrará o curso, que terá duração de duas horas e pretende ser mensal. Macaxeira, dentre outras atividades, toca percussão na banda Sonora Samba Groove.

“Quero desenvolver em 2h todos os trabalhos, passando pela história dos instrumentos, construção do ritmo, Ijexá inserido na cena da música brasileira usando elementos eletrônicos e por fim executando com todos os participantes toque e grooves criados por eles durante esse encontro”, explica Macaxeira. “Na verdade a Oficina não terá uma conotação de aula onde “só uma pessoa fala”, quero fazer do evento um encontro percussivo totalmente democrático e interativo!”, completa.

A inscrição para participar da oficina custa o valor simbólico de dois quilos de alimentos, demonstrando o cunho também social deste projeto. Toda arrecadação no dia do evento será destinada a comunidade carente do Porto do Capim, e quem comprovar que mora nas imediações do Varadouro não precisará pagar os dois quilos de alimentos.

As atividades começam às 16h e está aberto a todo tipo de público.

O ritmo africano Ijexá

Ijexá é uma nação do Candomblé, formada pelos escravos vindos de Ilesa na Nigéria, em maior quantidade na região de Salvador, Bahia.

O Babalorixá Eduardo de Ijexá foi o mais conhecido dessa nação. Como também o Babalorixá Severiano Santana Porto, ambos do mesmo orixá, Logum Edé.

O Ijexá resiste atualmente como ritmo musical presente nos Afoxés.

Dentro do Candomblé é essencialmente um ritmo que se toca para Orixás, Oxum, Osain,Ogum, Logum-edé, Exu, Oba, Oyá-Yansan e Oxalá.

É um ritmo suave, mas de batida e cadência marcadas de grande beleza, no som e na dança. O Ijexá é tocado exclusivamente com as mãos, os aquidavis ou baquetas não são usados nesse toque, sempre acompanhado do Gã (agogô) para marcar o compasso. O Afoxé Filhos de Gandhi da Bahia é talvez o mais tenaz dos grupos culturais brasileiros na preservação desse ritmo.

O Afoxé Filhos de Gandhi basicamente só toca Ijexá e assim ele se mantém vivo. Herança de África, viva aqui na Latinamérica.

Na música popular o ritmo se manifesta em gravações como ¨Beleza Pura¨ de Caetano Veloso, ¨Palco¨ (versão do Acústico Unplugged) de Gilberto Gil, ¨É d´Oxum¨ de Gerônimo e Vevé Calazans, gravada por Gal Costa e por vários outros intérpretes da música brasileira. Presente também em uma música do DVD Jorge Vercilo ao vivo, no qual ele cita o ritmo. Pode se encontrar traços do ritmo em outra canções populares brasileiras, como “O que foi feito de vera, O que foi feito deverá” de Milton Nascimento. Também pode ser encontrado na música “Ijexá”, na voz de Clara Nunes.
 

Assessoria

PUBLICIDADE
Compartilhe
Publicado por
Redação

Últimas notícias

A blindagem de Toffoli pelo STF e PGR

O PGR arquivou três representações que pediam o afastamento do ministro Toffoli da relatoria do…

23 de janeiro de 2026

Veneziano confia no apoio do PT e não vê outras opções confiáveis para o partido nas eleições para o Senado na Paraíba

O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) reforçou a expectativa de contar com o apoio…

23 de janeiro de 2026

Derrota do Campinense para o Nacional de Patos encerra jejum de 31 anos no Estádio O Amigão

Uma queda de tabu. A derrota do Campinense por 2 x 1 para o Nacional…

23 de janeiro de 2026

Walber e Edvaldo Neto entram na disputa pelo apoio de Ricardo Barbosa para eleições suplementares em Cabedelo

Após a desistência do ex-deputado estadual Ricardo Barbosa (PSB) da disputa pelas eleições suplementares em…

23 de janeiro de 2026

Vitor Hugo anuncia saída da presidência do Avante na Paraíba pelas redes sociais

O secretário de Turismo de João Pessoa e ex-prefeito de Cabedelo, Vitor Hugo, anunciou nesta…

23 de janeiro de 2026

Produtos com validade vencida são apreendidos pelo Procon-JP e supermercados são autuados

O Procon de João Pessoa apreendeu dezenas de produtos alimentícios para humanos e ração animal…

23 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464