Na semana da Consciência Negra, comunidade quilombola Caiana dos Crioulos celebra título definitivo de terras

PUBLICIDADE

Uma cultura que atravessa décadas preservadas. Raízes históricas. O orgulho da ancestralidade no peito. Valores herdados do passado, cultivados e repassados para as novas e futuras gerações. Na semana em que foi comemorado pela primeira vez no Brasil, o Dia da Consciência Negra, famílias quilombolas do Agreste da Paraíba, celebraram o título definitivo da terra, e a conquista de vez, da posse de território reconhecido pelo Incra.


Fruto de anos de luta, a comunidade quilombola Caiana dos Crioulos tomou posse de imóveis inseridos no território que foi identificado e delimitado pelo Incra-PB como sendo da comunidade remanescente de quilombo em Alagoa Grande, no Agreste da Paraíba.

Caiana dos Crioulos foi a primeira comunidade paraibana a receber o Título de Domínio (TD) do seu território. O reconhecimento, do governo federal, aconteceu em setembro deste ano. A conquista é um marco histórico e motivo de comemoração. E pode abrir portas para novas políticas e investimentos, reduzindo assim o êxodo no local.

A presidente da Associação de Moradores de Caiana, Maria de Aparecida, mais conhecida como “Cida de Caiana” disse que a luta foi difícil. Tendo durado mais de 30 anos de espera. Ela recebeu o documento direto da mão do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e se emociona ao lembrar do momento histórico.

Desde a conquista histórica que a comunidade ocupa de forma definitiva uma área de 646 hectares, com outros dois imóveis.

Na comunidade Caiana dos Crioulos vivem 145 famílias, com aproximadamente 500 pessoas. O título de domínio definitivo das terras não pode ser vendido ou penhorado. Além disso, garante o acesso da população a políticas públicas como educação, saúde e financiamentos por meio de créditos específicos.

Apesar das conquistas a comunidade quilombola enfrenta dificuldades, sendo o principal deles, o aumento do êxodo rural devido a falta de oportunidades e perspectivas para os jovens no local, conforme observou a presidente da Associação de Apoio às Comunidades Quilombolas da Paraíba.
“O êxodo é muito grande, as pessoas saem, não têm perspectiva. Os jovens deixam o estudo muito cedo porque tem que procurar trabalho fora”, relatou.

Recentemente a comunidade quilombola Pitombeira, uma área de aproximadamente 354 hectares, localizada no município de Várzea, na região do Sertão da Paraíba, também foi reconhecida pelo Incra.
A ação de regularização deu por encerrada com a titulação em nome da comunidade por meio de um documento coletivo e indivisível. De acordo com o Incra, os títulos garantem a posse da terra, além de acesso a políticas públicas como educação, saúde e financiamentos.

Segundo relatório antropológico publicado no DOU em junho de 2017, estima-se que 69 famílias de Pitombeira se dedicam à agricultura, com destaque para a produção de umbu, caju e banana. As criações de animais são pequenas e servem para subsistência. Os quilombolas também produzem artesanato em madeira de umburana e em palha de carnaúba (vassouras, chapéus, abanos e bolsas).

Estima-se que em todo o país existam mais de três mil comunidades quilombolas. Na Paraíba, existem 11 territórios quilombolas oficialmente delimitados e uma população de 16.584 quilombolas. De acordo com publicação do antigo Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual (Ideme), na Paraíba existem 39 comunidades quilombolas catalogadas,  sendo quatro concentradas na região administrativa de João Pessoa – Paratibe, Mituaçu, Gurugi e Ipiranga.

Severino Lopes
PB Agora

PUBLICIDADE
Compartilhe
Publicado por
Redação

Últimas notícias

PRF flagra adolescentes conduzindo moto na BR-230 em João Pessoa e aciona Conselho Tutelar

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba realizou, por meio de esforços empregados na tarde…

16 de janeiro de 2026

Médico Alexandre César retorna à direção do Trauminha em João Pessoa

O médico Alexandre Cesar da Cruz Lima foi reconduzido à direção do Complexo Hospitalar de…

16 de janeiro de 2026

Varejo da Paraíba cresce 0,7% em novembro, aponta IBGE; acumulado de 2025 é o 3º maior do país

Bons ventos econômicos soprando para a Paraíba. O comércio varejista da Paraíba registrou crescimento de…

16 de janeiro de 2026

Tentativa de assalto termina em morte após reação de policial militar em Santa Rita

Uma tentativa de assalto resultou na morte de um homem nessa quinta-feira (15), no Centro…

16 de janeiro de 2026

Professor de educação física é condenado por estupro de vulnerável em Cuité

Um professor de educação física foi condenado por estupro de vulnerável nessa quinta-feira (15), na…

16 de janeiro de 2026

MEC divulga notas do Enem 2025; candidatos já podem acessar resultados

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta sexta-feira (16) as notas do Exame Nacional do…

16 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464