Categorias: Cultura

Músicos da Paraíba e do Canadá farão concerto na Ufal

PUBLICIDADE

O Trio Tardif-Avellar-Martins estará em Maceió, no próximo dia 7 de novembro, para o concerto de encerramento do 2º Encontro de Cordas da Escola Técnica de Artes (ETA) da Universidade Federal de Alagoas, que teve iníciono final de setembro. O violoncelista paraibano Felipe Avellar de Aquino, o pianista José Henrique Martins, curitibano radicado em João Pessoa-PB, e o violinista canadense Guillaume Tardif farão uma masterclass, pela manhã, com os alunos dos cursos técnicos de violino, violoncelo e piano e, às 19h, se apresentam na sala 11 do Espaço Cultural, na Praça Sinimbu.

A aula é exclusiva para os alunos da Escola, mas o concerto é aberto a qualquer interessado. A apresentação faz parte das ações do Núcleo de Cordas da ETA, coordenado pelas professoras Miran Abs e Lilian Pereira. “Esta é mais uma ação que visa a fortalecer o ensino de cordas dentro da Universidade e fomentar a música erudita no nosso Estado”, reforçou Miran Abs.

Ela reforça que esse intercâmbio cultural é muito importância para os alunos. “Os nossos alunos terão a oportunidade de estudar com grandes músicos de renome internacional e de ampliar seus conhecimentos de técnica e performance”, destacou, acrescentando que, além de Ufal, o trio se apresentará nas universidades federais da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, e do Rio de Janeiro (UFRJ) e na Unirio.

Sobre dos músicos

Guillaume Tardif

O violinista é professor Departamento de Música da University of Alberta, do Canadá. Suas áreas de interesses no ensino e na pesquisa são violino e música de câmara, além da literatura e pedagogia de instrumentos de cordas. Como solista e camerista, se apresentou nas mais importantes salas de concerto internacionais, como o Carnegie-Weill Hall, onde realizou, em 2011, a primeira apresentação nos Estados Unidos dos 24 Caprichos de Paganini em versão acompanhada ao piano, de autoria do compositor francês Raymond Gallois-Montbrun.

Tardif vem, com frequência, se apresentando como professor-artista em universidades e festivais internacionais e, ao mesmo tempo, promove ativamente o ensino das cordas no Canadá, uma vez que atua como presidente da Alberta String Association. Ele estudou no Conservatoire du Québec [onde recebeu o Premier Prix de Violon, com Jean Angers] e na Eastman School of Music da Universidade de Rochester [Doctor of Musical Arts, com Oleh Krysa]. Também atua no programa EMBA na Alberta School of Business, onde apresenta curso interdisciplinar sobre Cultura e Criatividade.

Também é responsável por composições, arranjos e gravações importantes, a exemplo dos CDs Virtuoso Encores e From the Library of Joseph Szigeti.

Felipe Avellar

O violoncelista paraibano fez sua formação musical no Brasil e nos Estados Unidos, onde morou durante seis anos. Sua graduação em música foi na UFPB e o mestrado em violoncelo/performance, na Louisiana State University.É professor do Departamento de Música da UFPB e leciona Violoncelo e Música de Câmara.

Ele também estudou na renomada Eastman School of Music da University of Rochester, em Nova York. Foi lá onde fez o doutorado em Artes Musicais [DMA– violoncelo/performance]. Entre seus mestres estão Alan Harris, Marcy Rosen [de quem foi assistente], Dennis Parker e Nelson Campos. Como solista e recitalista, faz concertos sob a regência de Osvaldo D’Amore, Elena Herrera, Akira Mori, Eugene Egan, J. Alberto Kaplan, Carlos Veiga e Wolfgang Groth.

Como camerista, foi membro do Quarteto Cord’Art, no Brasil, e do Artesan String Quartet, nos EUA. Além de várias capitais brasileiras, ele também se apresentou na Argentina, na Itália, nos EUA e no Canadá.

José Henrique Martins

A formação acadêmica e musical do pianista curitibano foi no Brasil e nos EUA. Graduou-se pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, fez mestrado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado na Boston University. Estudou com Henriqueta Garcez Duarte, José Alberto Kaplan, Cristina Capparelli, Anthony di Bonaventura e Maria Clodes Jaguaribe. Radicado em João Pessoa, ele é professor de piano nos cursos de graduação, mestrado e doutorado da UFPB.

A carreira artística do pianista curitibano passa por Brasil, Portugal e Estados Unidos. Como solista atuou sob a batuta de Gustavo de Paco de Gea, Elena Herrera, Marcos Arakaki e Lutero Rodrigues. Já como camerista tocou ao lado de instrumentistas nacionais e internacionais, como os trompetistas brasileiros Nailson Simões e Ayrton Benck e norte-americano Charles Schlueter; os violinistas Bartolomeij Nizziol (Polônia), Guillaume Tardif (Canadá); violoncelista brasileiro Felipe Aquino; violistas Timothy Deighton (Nova Zelândia/EUA), entre outros.

Como solista atuou sob a batuta de Gustavo de Paco de Gea, Elena Herrera, Marcos Arakaki e Lutero Rodrigues. Também se dedica ao registro de peças para piano e música de câmera e tem sido convidado, como pianista e professor, para importantes festivais de música, a exemplo do Virtuosi, em Recife; Festival Internacional de Música de Campina Grande; Encontro de Criatividade e Artes, em Portugal; Encontro Internacional de Pianistas (Tatuí); Festivais Chopin/Schumann, Mendelssohn/Liszt, Debussy/Albeniz no Recife; e Civebra, de Brasília.

Serviço

O que: Masterclass e concerto com o Trio Tardif-Avellar-Martins
Onde: Espaço Cultural da Ufal, na Praça Sinimbu, Centro
Horário: às 9h e às 19h

 

 

por Ascom – Ufal

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Morre irmão do deputado estadual Branco Mendes; ALPB emite nota

Na noite de ontem, terça-feira (28), foi confirmado o falecimento de Jurandir Mendes, irmão do…

29 de maio de 2024

Homem é detido após ameaças a policial, na cidade de Bayeux

Foi preso na tarde de ontem (28), sob a acusação de ameaçar um policial militar…

29 de maio de 2024

Briga de casal termina com morte de filha de 4 anos no bairro de Mangabeira, em João Pessoa

Uma briga de casal terminou em tragédia no bairro de Mangabeira, na manhã desta terça-feira…

29 de maio de 2024

Maior São João do Mundo, realizado em CG abrigará 28% a mais de público no PP

O São João de Campina Grande, um dos eventos mais esperados do Nordeste brasileiro, está…

29 de maio de 2024

Mais de 34 mil famílias vão receber Auxílio Reconstrução nesta semana

Em meio a catástrofe climática, 34.196 famílias gaúchas afetadas pelas chuvas no estado irão receber…

29 de maio de 2024

Polícia deflagra operação e apreende 270 litros de loló no bairro Santa Terezinha, em Campina Grande

Uma operação da Delegacia de Roubos e Furtos de Campina Grande realizada na madrugada de…

29 de maio de 2024