Até o final do ano vai sair a biografia autorizada do cantor e compositor paraibano Zé Ramalho de autoria da jornalista e escritora Chris Fuscaldo que sairá pela Editora Sonora, de Marcelo Froes. A pesquisa começou há dez anos. Nesse período, além da pesquisa de campo, a autora concluiu seu mestrado em Letras dentro do programa Literatura, Cultura e Contemporaneidade da Puc-Rio, defendida em abril de 2015, cujo tema foi “A/C Zé Ramalho – Eu, ele e a escrita (auto)biográfica” com 220 páginas e usou parte da biografia como objeto de estudo e ampliou o projeto.
Ela esteve no final de fevereiro em Brejo do Cruz, cidade que Zé nasceu e desta vez concluiu as entrevistas e fotografou lugares para fechar a obra. “Eu já tinha estado lá em 2014, mas não tive tempo de ir a Teixeira, onde o pai dele faleceu (afogado num açude), quando Zé tinha dois anos” avisa.
Na retomada do projeto, a escritora sentiu que lhe faltavam imagens, para melhor descrever algumas cenas na vida do autor de “Chão de giz”. “Eu queria colocar essa parte geográfica mais romanceada. Por isso fiz essa última visita a Brejo do Cruz, olhando para casa onde ele nasceu, a casa do Avôhai, dos avôs maternos, a pedra de turmalina que eu já tinha visto e tanta coisa…”.
Redação
Acompanhe o PB Agora nas redes:
Na manhã desta domingo (11), um homem de 34 anos foi assassinado a tiros no…
A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de João Pessoa (Procon-JP), baseada nas…
No final da tarde deste sábado (10), um grave acidente de carro vitimou de forma…
No final da tarde deste sábado (11), a polícia prendeu um jovem de 28 anos…
O Sindicato da Indústria da Construção Civil de João Pessoa (Sinduscon-JP) anunciou, na manhã deste…
Há cerca de uma semana, a Venezuela foi tomada de surpresa por uma ação que…