Categorias: Cultura

Muriçocas do Miramar desfila nesta quarta-feira de fogo celebrando os 40 anos

O bloco Muriçocas do Miramar, um dos símbolos mais tradicionais do pré-carnaval de João Pessoa, desfila nesta quarta-feira de fogo. A concentração acontece na Praça das Muriçocas, nome que o espaço passou a receber em referência direta ao bloco. O percurso segue pela Avenida Tito Silva, atravessa a Avenida Epitácio Pessoa, chega à orla e segue até o cruzamento da Avenida Nego com a orla, totalizando cerca de 5 quilômetros.

Este ano, o bloco Muriçocas do Miramar completa 40 anos de história em 2026, consolidado como um dos principais movimentos culturais da capital paraibana.

Criado no bairro do Miramar, em João Pessoa, o bloco ultrapassou o formato tradicional de desfile carnavalesco e tornou-se referência pela valorização da cultura popular, pela ocupação democrática do espaço urbano e pelo compromisso social ao longo de quatro décadas.

O desfile acontece, tradicionalmente, na quarta-feira que antecede o Carnaval, conhecida entre os foliões como “quarta-feira de fogo”, uma referência bem-humorada à “quarta-feira de cinzas”. A escolha da data foi estratégica e decisiva para a história do carnaval pessoense: era o último dia em que a cidade ainda reunia moradores antes do esvaziamento provocado pelas viagens para outros polos carnavalescos do Nordeste.

As Muriçocas do Miramar surgiram em 1986, a partir de uma iniciativa de moradores do bairro durante a comemoração do aniversário de Thiago Gualberto, filho do professor universitário Antônio Gualberto e da professora, poeta e jornalista Vitória Lima. Naquele ano, o bloco ainda não saiu oficialmente.

Um dos fundadores e compositor do hino do bloco, o mestre Fuba, destaca que as Muriçocas extrapolam a definição de bloco carnavalesco.

Segundo ele, o bloco mantém um compromisso permanente com a cultura da terra, adotando critérios que priorizam artistas locais e manifestações populares. “Um grupo de cultura popular tem o mesmo valor que um artista nacional em cima de um trio elétrico”, reforça.

Cerca de 70% das atrações musicais são formadas por artistas paraibanos. Além disso, o bloco não permite músicas com apelo sexual ou incentivo à violência.

Homenagens e patrimônio artístico

Todos os anos, o bloco homenageia um artista paraibano ou escolhe um tema ligado à cultura. Já foram celebrados o teatro, o cinema, o circo e nomes como Sivuca, Geraldo Vandré, Jackson do Pandeiro, Cátia de França, Elba Ramalho, Chico César, Ariano Suassuna, entre outros.

PB Agora

Últimas notícias

Contribuinte de João Pessoa que antecipar pagamento de IPTU e TCR tem descontos de até 20%

Os contribuintes de João Pessoa já podem antecipar o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano…

11 de fevereiro de 2026

Veneziano diz que não pretende responder diretamente às críticas de Daniella: “Eu tenho mais o que fazer”

Em entrevista na noite de ontem (10), ao programa 60 Minutos, da Rádio Arapuan FM,…

11 de fevereiro de 2026

Daniella projeta definição da federação União/Progressistas após o Carnaval e dá senha: “Em Brasília nada para de acontecer”

A senadora Daniella Ribeiro (Progressistas) comentou, essa semana, a expectativa em torno da definição da…

11 de fevereiro de 2026

Com novo alerta de chuvas intensas, Defesa Civil de JP coloca equipes em estado de atenção

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de João Pessoa (Compdec-JP) colocou as equipes…

11 de fevereiro de 2026

Cícero Lucena ironiza previsão de Hugo Motta sobre crescimento de Lucas Ribeiro nas pesquisas: “Mãe Dináh”

A temperatura política na Paraíba segue esquentando a medida que o período eleitoral de 2026…

11 de fevereiro de 2026

Em reunião com João Campos, João Azevêdo apresenta pré-candidatos à Câmara Federal pelo PSB em 2026

O governador da Paraíba e presidente do PSB no estado, João Azevêdo, usou seu perfil…

11 de fevereiro de 2026