Categorias: Cultura

Morre aos 103 anos o polêmico dançarino japonês Kazuo Ohno

PUBLICIDADE

O dançarino japonês Kazuo Ohno morreu nesta terça-feira (1º), em Yokohama, no Japão, aos 103 anos.

Ohno foi um dos criadores do butô, estilo de dança moderna que inclui teatro em suas apresentações, desenvolvido ao lado de Tatsumi Hijikata.

Vindo de um estilo chamado por Hijikata “ankoku butô” (“dança das trevas”, em japonês), o butô se caracteriza pela pintura corporal branca usada pelos dançarinos e pelos movimentos extremamente lentos.

Nascido na ilha de Hokkaido em 1906, Ohno só começou a dançar em 1933, quando entrou para o estúdio de Baku Ishii, influenciado pela dançarina de flamenco La Argentina – a quem homenageou anos mais tarde.

A influência de Ohno na cultura foi além da dança – e ele chegou a ser capa do disco “The crying light”, do grupo norte-americano Anthony & The Johsons.

Algumas fotos de sua performance

 

 

 

 

 

G1

Últimas notícias

Dois homens são mortos e outros dois ficam feridos em ataque a tiros no interior da PB

Um ataque a tiros deixou dois homens mortos e outros dois feridos na madrugada desta…

3 de abril de 2026

Eleitor tem um mês para regularizar pendências e ficar apto a votar

O cidadão que pretende tirar o título de eleitor pela primeira vez ou alterar o…

3 de abril de 2026

Camila Toscano se filia ao MDB para disputar reeleição à Assembleia Legislativa

A deputada estadual Camila Toscano oficializou sua filiação ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e passa…

3 de abril de 2026

Diversos municípios da PB estão sob alerta de chuvas intensas até este sábado

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de chuvas intensas para diversos municípios da…

3 de abril de 2026

Gestão coletiva é mensagem central do primeiro vídeo de Lucas Ribeiro como governador

O primeiro vídeo institucional do governador Lucas Ribeiro, publicado nesta sexta-feira (03), um dia após…

3 de abril de 2026

João Gonçalves deixa o PSB e anuncia filiação ao PP de Lucas Ribeiro

O deputado estadual João Gonçalves anunciou na tarde desta quinta-feira (2), sua saída do PSB…

3 de abril de 2026