A Paraíba o tempo todo  |

Mona Lisa “chora” em nova exposição no Louvre

O Museu do Louvre, em Paris, apresenta a partir desta quinta-feira a exposição O Funeral da Mona Lisa, do artista contemporâneo franco-chinês Yan Pei-Ming.

A monumental obra cinza e branca, composta por cinco telas com cerca de 3m de altura, cada, e um total de 17m de comprimento, mostra a conhecida imagem da Mona Lisa com uma tinta escorrendo pelo seu rosto e corpo, como se ela estivesse chorando e também ferida na testa.

Ao lado da tela da Mona Lisa, que está no centro da obra, há paisagens sombrias, com crânios humanos espalhados.

Nas extremidades, o retrato do pai do artista, falecido recentemente, e do próprio Pei-Ming, que finge estar morto.

“Todos os pintores expostos no Louvre estão mortos e por isso fiz meu auto-retrato fingindo que estou morto. É uma alusão à vida e à morte”, diz o artista.

Crânios escaneados

Pei-Ming afirma que as paisagens em suas obras representam a continuidade do quadro da Mona Lisa e seriam uma maneira de “responder ao convite de seu sorriso enigmático”.

Ele conta que os crânios humanos que integram as paisagens da obra foram feitos a partir de imagens de crânios reais escaneados.

Segundo o artista, foi a popularidade do quadro de Leonardo Da Vinci na China que o inspirou.

“Na China, a Mona Lisa é a unica imagem da pintura antiga que é conhecida e por isso a conheço perfeitamente”, disse Pei-Ming, que vive na França desde 1980.

“Quando cheguei a Paris, fui imediatamente visitar o Louvre. Para todos os artistas, é o lugar mais misterioso, onde toda a História da Arte está reunida”.

Pei-Ming é famoso por seus imensos retratos de Mao Tse-Tung, de Buda e, mais recentemente, do presidente norte-americano Barack Obama e de seu rival republicano John McCain, durante a campanha eleitoral nos Estados Unidos.

A exposição O Funeral da Mona Lisa fica em cartaz até 19 de maio e faz parte da iniciativa do Museu do Louvre, adotada há alguns anos, de expor obras de artistas contemporâneos.

Em 2005, o artista brasileiro Tunga expôs uma instalação sob a famosa pirâmide que fica na entrada do museu.

BBC

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe