Foto: Divulgação Moleka100 Vergonha
Uma das principais quadrilhas juninas do Nordeste que preserva e defende a cultura nordestina, a multicampeã Moleka 100 Vergonha agora integra oficialmente o seleto conjunto de bens reconhecidos como Patrimônio Cultural Imaterial de Campina Grande.
A lei, de autoria do vereador Severino da Prestação, sancionada pelo prefeito Bruno Cunha Lima e publicada pelo Executivo Municipal, assegura que o poder público passe a atuar diretamente na salvaguarda, valorização e continuidade das atividades da quadrilha, reconhecida por sua relevância histórica, artística e social .
O texto da lei destaca que a Moleka 100 Vergonha é responsável por uma das mais importantes contribuições à preservação das tradições dos festejos juninos, além de desempenhar papel essencial na formação cultural e na economia criativa do município, atuando com capacitação e profissionalização em diversas áreas artísticas e técnicas, como bordado, cenografia, música, costura, maquiagem, roteiro e produção cultural .
Além disso, o grupo assina a realização de eventos de grande porte, como O Maior Festival de Quadrilhas Juninas do Mundo e A Maior Prévia Junina do Brasil, ambos reconhecidos como pilares da identidade cultural de Campina Grande e relevantes para o turismo e a economia local. Também integra seu portfólio o tradicional espetáculo natalino armorial, um dos maiores autos de Natal do Nordeste .
O presidente da Moleka 100 Vergonha, Mahatma Gandhi celebrou o reconhecimento e destacou a relevância da Lei considerada por ele, de extrema importância na salvaguarda e garantia da preservação da cultura de quadrilha junina e de todas as atividades que a Moleka 100 Vergonha desenvolve, como o Maior Festival de Quadrilhas Juninas do Mundo, a Maior Prévia Junina do Brasil e a própria atividade da quadrilha multicampeã.”
A Moleka, conforme definiu Mahatma Gandhi, é uma “fábrica de sonhos”, que movimenta toda uma cadeia produtiva, gera emprego e impulsiona a economia local.
O Junina Moleka 100 Vergonha surgiu em 2000 vem sendo referência no segmento das quadrilhas estilizadas da Paraíba. O grupo destaca-se pelo seu papel na preservação cultural das quadrilhas juninas para as novas gerações, sendo reconhecido como Ponto de Cultura .
A junina também apresenta no final do ano, o espetáculo, “Uma Estrela Armorial” que homenageia Ariano Suassuna.
A Moleka 100 Vergonha já possuía outros importantes reconhecimentos: é *utilidade pública municipal e estadual, tem seus eventos incluídos por lei no calendário oficial de Campina Grande e integra a rede nacional como Ponto de Cultura, conforme legislações específicas mencionadas na nova lei municipal . O grupo também realiza um relevante trabalho de formação artística por meio do projeto Fábrica Junina, voltado à profissionalização de jovens e adultos nas artes e ofícios ligados à cultura popular.
A Moleka 100 Vergonha é atual campeã do Paraíba Junino.A quadrilha junina é reconhecida, ainda, como uma das mais premiadas do Brasil, sendo Campeã Brasileira pela CONFEBRAQ, Bicampeã do Nordestão da Globo Nordeste, Campeã do Nordestão da UNEJ, Eneacampeã Paraibana e Hendecacampeã de Campina Grande, é filiada a Associação de Quadrilhas Juninas de Campina Grande (ASQUAJUCG), Federação das Entidades de Quadrilhas Juninas da Paraíba (FEQUAJUNEPB), União Nordestina de Entidades de Quadrilhas Juninas (UNEJ) e da Confederação Brasileira das Entidades de Quadrilhas Juninas (CONFEBRAQ).
Além disso, é considerada uma peça fundamental dentro do Maior São João do Mundo.
Severino Lopes
PB Agora
O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), nomeou nesta terça-feira (3) o novo superintendente da…
Um homem foi assassinado a tiros na manhã de hoje (3), no bairro Funcionários IV,…
O movimento político liderado pelo deputado estadual Fábio Ramalho já começa a produzir efeitos práticos…
Na manhã de ontem (02), policiais da Força Tática do 13º BPM prenderam dois suspeitos…
Um incêndio de grandes proporões atingiu um mercado no bairro do Pedregal, em Campina Grande,…
Ontem (02), o pelo Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), que divulgou orientações sobre…