A Paraíba o tempo todo  |

Missas na Igreja de Nossa Senhora da Guia são liberadas e área lateral segue interditada após deslizamento de terra

As missas na Igreja de Nossa Senhora da Guia, em Lucena, na Grande João Pessoa, estão liberadas e a parte lateral da construção onde houve um deslizamento de terra por conta das fortes chuvas que atingiram o Litoral da Paraíba no final de semana, segue interditada. O santuário é considerado patrimônio histórico.

De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep-PB), uma mureta provisória no entorno de onde houve o deslizamento vai ser construída como forma de ajudar no escoamento de água no local e evitar novos deslizamentos.

Também ficou estabelecido que uma nova reunião entre os diversos órgãos competentes vai ser marcada. Não há informações de uma data para esse novo encontro. Participaram do primeiro encontro o Iphaep-PB, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artistico Nacional (Iphan) e a Prefeitura de Lucena.

O deslizamento ao lado da Igreja da Guia foi causado pelas  fortes chuvas que atingiram o Litoral da Paraíba.

Ao tomar conhecimento do deslizamento, a Arquidiocese da Paraíba acionou imediatamente o IPHAN, IPHAEP, Defesa Civil Estadual e a Prefeitura de Lucena.
Segundo o Iphaep, as lonas foram instaladas de forma paliativa, com o objetivo de minimizar novos deslizamentos até que as condições climáticas permitam uma avaliação detalhada por equipes de engenharia e meio ambiente, para definição da melhor solução técnica.

A Igreja de Nossa Senhora da Guia, em Lucena, recebe centenas de visitantes por ano. Fundada em 1591 pela ordem Carmelita, esta é a única igreja do período barroco do Brasil que possui o altar-mor esculpido em pedra.

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe