Categorias: Cultura

Mirandinha e Banda fazem show no Ponto de Cem Réis nesta 6ª

PUBLICIDADE

A Praça Vidal de Negreiros, popularmente conhecida como Ponto de Cem Réis, será animada com muito samba, na tarde desta sexta-feira (25) a partir das 17h, dentro do Circuito Cultural das Praças, que apresenta Mirandinha e Banda. A promoção é da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por intermédio da sua Fundação Cultural (Funjope).

Mirandinha e banda já é uma atração conhecida do público da capital, com um repertório que contempla clássicos do samba, eternizados na voz de grandes nomes do gênero, a exemplo de Zeca Pagodinho, Lecy Brandão, Alcione, Almir Guineto, Martinho da Vila, Cartola, Adoniran Barbosa, Fundo de Quintal e Dudu Nobre.

Circuito Cultural das Praças – É uma ação cultural que acontece de setembro a fevereiro, em 14 praças da cidade, apresentando semanalmente, de sexta a domingo, uma diversidade de atrações culturais, a exemplo de música erudita e popular, teatro, dança e expressões populares, com o objetivo do fomento, divulgação, formação de platéia e descentralização das atividades artístico culturais da cidade.

Ponto de Cem Réis – O local foi recentemente inaugurado após as obras realizadas pela PMJP dentro do Programa de Revitalização de Sítios Históricos (PRSH). O espaço conta atualmente com projeto luminotécnico, bancos, árvores e a nova pavimentação, além de um monumento ao militar Vidal de Negreiros, que foi governador colonial na Capitania Paraibana a serviço de Portugal e que deu nome à praça, e ainda, uma estátua em tamanho natural do saudoso músico paraibano Livardo Alves, que era frequentador assíduo da praça.

Saiba Mais – Ao longo da história, o ‘Ponto de Cem Réis’ se firmou como um espaço de encontros, mobilizações e eventos. O complexo é rodeado por ruas e edificações antigas, a exemplo do casario que pertenceu à família dos Ávila Lins, o Paraíba Palace Hotel, o antigo prédio das Nações Unidas e do Ipase, Edifícios Régis e Duarte da Silveira – ambos símbolos do movimento moderno no Estado – , e pelas ruas Visconde de Pelotas e Duque de Caxias, entre outras. Os prédios relembram, na sua arquitetura, a evolução da capital da Paraíba, além de serem símbolos de riqueza e elegância da sociedade da época.

O local aparece no contexto social de João Pessoa na década de 1910, quando começou a haver a confluência de três linhas de bondes elétricos, que serviam à população interligando os bairros do Varadouro, Trincheiras e Tambiá. Devido à atividade desenvolvida, a praça começou a ser chamada de ‘Ponto de Cem Réis’ por causa do hábito dos condutores do bonde de gritar o valor das passagens.

 

 

Secom/JP

PUBLICIDADE

Últimas notícias

STF mantém competência da Justiça Eleitoral na Operação Calvário; Fachin e Mendonça foram contrários

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) finalizou o julgamento de dois recursos interpostos…

29 de abril de 2024

Conselho Regional de Medicina e MP abrem sindicância para apurar erro médico no Trauma de CG

O Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) determinou a abertura de sindicância para apurar…

29 de abril de 2024

Presidente da FIEPB, Cassiano Pascoal Pereira Neto cumpre agenda na Companhia Siderúrgica Nacional

O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba - FIEPB, Cassiano Pascoal Pereira…

29 de abril de 2024

Duas vítimas do desabamento de casa de show no Altiplano estão em estado grave

Duas vítimas do desabamento ocorrido em uma casa de show no bairro do Altiplano, em…

29 de abril de 2024

MDB e Republicanos deixam divergências de lado e caminham juntos no Sertão: “Temos uma ótima convivência”, diz Veneziano

Com a proximidade do período eleitoral do mês de outubro, os partidos articulam cada vez…

29 de abril de 2024

Confira onde se vacinar contra influenza e covid-19 hoje, na capital

João Pessoa segue com pontos de vacinação nesta segunda-feira (29) para quem busca os imunizantes…

29 de abril de 2024