Categorias: Cultura

Meu Amigo Lorenzo amplia debate sobre inclusão no cinema e abre temporada no Cine Banguê com sessão especial

PUBLICIDADE

João Pessoa recebe, nesta quinta-feira (4), às 19h, no Cine Bangüê – Espaço Cultural José Lins do Rego, uma sessão especial do longa-metragem Meu Amigo Lorenzo, do cineasta e músico baiano André Luiz Oliveira, seguida de conversa com o público. A exibição faz parte do Circuito Inclusivo Petrobras, que promove encontros entre o diretor do filme e a musicoterapeuta e consultora do filme, Clarisse Prestes, em oito capitais.

Depois do Recife, a capital paraibana é a segunda cidade do Nordeste a exibir a produção dentro do circuito regional patrocinado pela Petrobras e realizado com apoio da Lei do Audiovisual/Ancine, do Governo Federal.

Premiado pelo público no Festival Primavera do Cine, em Vigo, na Galícia (Espanha), o documentário acompanha 15 anos da trajetória de Lorenzo Barreto, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na infância. A partir dos registros de suas sessões de musicoterapia, feitas desde os quatro anos de idade até a vida adulta, surge um retrato sensível da musicalidade de Lorenzo e de como a música se tornou elo fundamental de desenvolvimento, expressão e inclusão.

“Percebi que ele tinha imensas qualidades musicais e enormes impossibilidades psicomotoras. Isso teve um impacto imenso sobre mim. Quando nos conhecemos, Lorenzo tinha 4 anos e não parei de filmá-lo até os 19. Sem nenhuma ideia do que iria fazer, muito menos que resultaria num filme de longa-metragem”, afirma André Luiz. “A música que flui através dele vem de uma região muito profunda do seu ser e é como o ar que respira. Tocar com ele, ouvi-lo e ser ouvido por ele foi e continua sendo extremamente prazeroso, luminoso, desafiador.”

O longa também se destaca por ser o primeiro documentário a acompanhar de forma continuada o impacto da musicoterapia no desenvolvimento de uma criança autista, transformando em cinema um processo terapêutico que uniu ciência, arte e acolhimento. O documentário ainda questiona a predominância dos tratamentos comportamentais no atendimento a pessoas autistas. “Nosso trabalho nunca foi impor teorias ou modelos externos. Sempre acreditamos no amor incondicional, no respeito ao outro e no ‘estar junto’ na prática. Afinal, além de um diagnóstico, existe ali um sujeito com sua individualidade e suas preferências”, afirma Clarisse Prestes.

Nesta quinta-feira (4/9), o Cine Banguê realiza duas sessões especiais com filmes dirigidos por André Luiz Oliveira, ambos distribuídos pela @atman.filmes. Às 17h, será exibido gratuitamente o clássico do cinema marginal Meteorango Kid – O Herói Intergalático (1969). Já às 19h, acontece a sessão paga de Meu Amigo Lorenzo (2022), seguida de debate com o diretor André Luiz Oliveira e a musicoterapeuta Clarisse Prestes, mediado pelo psicanalista Francisco Xavier Neto. A sessão debate terá acessibilidade em Libras.

Após a estreia em João Pessoa, o Circuito Inclusivo Petrobras seguirá para Maceió, Aracaju e Fortaleza, sempre com sessões seguidas de debates entre realizadores e especialistas. A proposta é ampliar o diálogo sobre inclusão e criar conexões entre quem vive ou trabalha diretamente com o autismo.

André Luiz Oliveira é cineasta, músico e roteirista. Dirigiu curtas, médias e longas-metragens, além de shows musicais e trilhas sonoras para filmes. Em 1969, lançou seu primeiro longa, Meteorango Kid – O Herói Intergalático, ícone do “cinema marginal” brasileiro. Assina obras como A Lenda de Ubirajara (1974), Louco por Cinema (1994), Sagrado Segredo (2009) e documentários premiados como Cozinheiro do Tempo – Bené Fonteles (2009) e O Outro Lado da Memória (2018). Nasceu em Salvador e vive em Brasília desde 1991.

Clarisse Prestes é licenciada em Educação Artística com habilitação em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pós-graduada em Musicoterapia pela FEPECS, em Brasília. Especialista em TEA e outros transtornos do desenvolvimento, participou de congressos no Brasil e no exterior abordando a temática do autismo. É radicada em Brasília desde 1990.

Francisco de Assis Xavier Neto é graduado em Psicologia (UFPB) com especialização em Saúde Mental (CINTEP) e Psicanálise e Educação: A Prática da Inclusão nos Autismos (UCAM). Coordenador do Grupo de Estudos Autismo, Psicanálise e Musicoterapia. Praticante da psicanálise e supervisor clínico em João Pessoa-PB.

Finalizado com recursos do FAC – Fundo de Cultura do Distrito Federal, via Arranjos Regionais/FSA, Meu Amigo Lorenzo tem roteiro e direção de André Luiz Oliveira, pesquisa e consultoria de Clarisse Prestes, produção executiva de Carina Bini, assistência de produção de Sueli Navarro, direção de fotografia de Adelson Barreto, montagem de André Luiz Oliveira e Madam Produções, trilha sonora de André Luiz Oliveira e som direto de Marcos Manna. Classificação indicativa: livre.

PUBLICIDADE
Compartilhe
Publicado por
Redação

Últimas notícias

Jhonny Bezerra, Ricardo Barbosa, Pollyanna Werton e Gervásio Maia dialogam para ingressar na federação comandada pelo PT

A presidente estadual do PT na Paraíba, deputada Cida Ramos, revelou nesta quarta-feira (21), que…

21 de janeiro de 2026

João Azevêdo comemora apoio de Luiz Couto à pré-candidatura de Lucas Ribeiro ao governo do Estado

O governador João Azevêdo (PSB) declarou estar muito feliz com o gesto do deputado federal…

21 de janeiro de 2026

Cida Ramos compreende cobranças de Cartaxo por definições, mas reforça que decisões do PT são coletivas

A deputada estadual e presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) na Paraíba, Cida Ramos, afirmou…

21 de janeiro de 2026

Roberto Paulino reforça que seguirá no MDB mesmo contrariando alinhamento do partido

O ex-governador da Paraíba Roberto Paulino (MDB) garantiu que vai permanecer nos quadros do MDB,…

21 de janeiro de 2026

Paraíba ainda tem cerca de 150 orelhões em funcionamento em 75 municípios que serão retirados das ruas

A era dos orelhões, cabines telefônicas bastante populares no Brasil até a chegada dos smartphones,…

21 de janeiro de 2026

Cida Ramos revela que vai votar pela derrubada do veto de João Azevêdo às emendas impositivas

A presidente do PT na Paraíba e deputada estadual, Cida Ramos, revelou nesta quarta-feira (21),…

21 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464