O Brasil vive a expectativa do início da Jornada Mundial da Juventude. Os Diversos jovens católicos que irão ao Rio de Janeiro para participar da Jornada não escondem a ansiedade de se encontrar o Papa Francisco. A Paraíba estará bem representada no evento. Mais de 2 mil jovens do Estado já embarcaram para o Rio de Janeiro, para participar da JMJ, sendo 500 deles, só de Campina Grande.
Os jovens receberam uma bênção do arcebispo da arquidiocese da Paraíba dom Aldo Pagotto, em João Pessoa e do bispo de Campina Grande dom Delson.
Em João Pessoa depois de desenvolverem várias atividades, os jovens participaram de uma missa celebrada pelo arcebispo da Paraíba dom Aldo Pagotto, onde receberam a “bênção de envio”. Em Campina Grande a Missa de encerramento da Semana Missionária realizada ontem `a tarde no Santuário do Sagrado Coração de Jesus, foi presidida pelo bispo dom Delson e concelebrada por vários padres da Diocese.
As dioceses paraibanas devem enviar mais de 2,1 mil jovens para participar da Jornada Mundial da Juventude, que acontece entre os dias 23 e 28 deste mês, no Rio de Janeiro. O número pode ser ainda maior, haja vista que muitos outros estão indo participar deste momento por conta própria. A preparação para a JMJ, já começou, com a Semana Missionária que acontece em todas as dioceses do País.
O coordenador da Juventude da Arquidiocese da Paraíba, padre Pedro Targino disse que a maioria dos jovens vão em missão pela renovação carismática.
Esses jovens vão ser recebidos em casas de acolhimento de famílias cariocas e também poderão ficar abrigados em ginásio, escolas, universidade, além de pousadas e hotéis. A maioria viajou de avião, mas também saíram muitas caravanas de ônibus para o evento.
O arcebispo Dom Aldo Pagotto disse que os jovens paraibanos precisarão ter muita fé e coragem para participar da JMJ. “A expectativa da participação dos jovens da Arquidiocese da Paraíba no evento é que seja bastante produtiva e que eles retornem, desse importante encontro com o papa, animados para trabalharem nas várias ações de evangelização existentes em nossa diocese”, declarou.
O organizador da caravana ‘Juventude Santa’ da Paróquia São José, Cleoder Lúcio Ribeiro, explicou que levará 40 jovens para participar do evento. “Iremos em missão de evangelizar a população carente que vive em comunidades no Rio de Janeiro. É por amor, pela fé e esperança que todos estão engajados nessa causa. Almejamos um mundo sem violência onde exista amor”, declarou. Mais de 10 caravanas sairão da Capital de ônibus no próximo dia 22. “Também iremos realizar atividades espirituais. No Rio, os jesuítas, se reunirão para compartilhar as experiências que tivemos pelo país ”, explicou o padre Felipe Macedo.
Campina Grande deve levar 500 jovens
Em Campina Grande, a Semana Missionária terminou ontem com uma missa de envio presidido pelo bispo dom Delson. A coordenadora de Comunicação da Diocese, Márcia Araújo, informou que cerca de 500 jovens de 51 paróquias integrantes da Diocese campinense estarão no evento.
Desde o último domingo, 22 católicos jesuítas de cinco nacionalidades estiveram hospedados no Convento Ipuarana, em Lagoa Seca. Eles vieram à Paraíba para conhecer a realidade de comunidades rurais que integram o Polo da Borborema, no Agreste. O grupo fica na cidade até este domingo e depois segue para o Rio de Janeiro, onde participará da JMJ.
A delegação é formada por jovens dos Estados Unidos, Índia, Taiwan, além de uma voluntária da Venezuela e do coordenador do grupo, o padre colombiano Alfedro Ferro. A partir de amanhã, a delegação será divida em três e participará de atividades feitas pelos trabalhadores rurais de Lagoa Seca, Massaranbua, Remígio, Campina Grande e Queimadas. “Vamos ter experiências práticas junto às comunidades, como a colheita.
Após o ato litúrgico, os jovens participaram do “Arrastão Missionário”, durante o qual, carregaram réplicas dos símbolos da Jornada até o Parque do Povo. No local, foram realizados dois shows. O show católico com Lívian Farias, enquanto o sanfoneiro Sussa de Monteiro e sua banda realizaram o show cultural.
O bispo de Campina, Dom Manuel Delson Pedreira, será responsável por três rodadas de catequeses durante a JMJ e participará da concelebração presidida pelo Papa Francisco, no Santuário de Aparecida do Norte (SP).
Patos
Um total de 96 jovens, divididos em dois grupos, vai partir da região de Patos, para participar da JMJ. Segundo o padre Evandro Romero Diniz, coordenador do setor de juventude da diocese de Patos – que aglomera 38 municípios do Sertão –, a preparação dos grupos começou há vários meses, mas reforçou que mais jovens devem participar deste momento. “Muitos estão indo por conta própria”, lembrou.
PBAgora
A 2ª Câmara do Tribunal de Contas da Paraíba, em sua primeira sessão ordinária de…
O raio que atingiu um ato liderado pelo deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), em Brasília, no…
O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) confirmou nesta terça-feira (27), que participará do evento…
O vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra (PSB), afirmou nesta terça-feira (27), que ainda mantém…
O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB), confirmou nesta terça-feira (27), que inicia o ano legislativo…
Um supermercado localizado no bairro do Padre Zé, em João Pessoa, foi autuado nesta segunda-feira…