Categorias: Cultura

Livro de jovem de apenas 16 anos ganha destaque internacional, apontando como fazer parte de uma “geração vencedora”

Uma jovem de apenas 16 anos de idade, a paraibana e francesa Catherine Pacheco lançou na última quarta-feira seu primeiro livro, ‘Como fazer parte de uma geração vencedora’ (MVC/Forma, 112 páginas, R$ 30). Em entrevista ao portal, a jovem fala de onde surgiu sua paixão pela leitura, bem como, das dificuldades devido a pouca idade para se apresentar como escritora, em que baseia sua obra e da importância da leitura em sua opinião para a formação dos jovens.

Ao ser questionada sobre de onde surgiu sua paixão pela leitura? Ela respondeu: “Eu sempre gostei de ler. Desde pequena eu e meus irmãos fomos incentivados à leitura. Através desta, tenho a oportunidade de crescer como pessoa, de mergulhar em um outro mundo e de expandir a minha criatividade. A minha paixão pela leitura surgiu no momento que percebi que ela foi capaz de refinar a minha evolução como ser humano”, comentou.

Ela também comentou se já sofreu preconceito devido a pouca idade para  se apresentar como escritora? “Preconceito não diria. Porém, quando iniciei o processo de auto publicação do meu livro em francês, senti certa resistência à credibilidade do projeto por conta da minha pouca idade”, disse destacando que seu livro se baseia no desenvolvimento pessoal. “Tema que me fascina bastante. Como relato na obra, a descoberta deste conceito me inspirou a aprofundar meu conhecimento através da leitura de livros, artigos e na escuta de entrevistas e podcasts. Apesar do assunto ser abordado por pessoas mais experientes, creio que nunca somos muito velhos ou muito jovens para compartilhar diferentes pontos de vistas e conhecimentos que adquirimos” afirmou.

Sobre seu habito pela leitura, ela disse que o Governo Frances estimula desde cedo o interesse dos jovens pela leitura. “Falando como jovem adolescente francesa, digo que em geral temos o hábito de ler. A leitura sem dúvida faz parte das nossas atividades quotidianas, seja no âmbito escolar ou no do lazer. Na França, desde cedo as escolas incentivam os alunos a pegarem um livro na biblioteca para lerem em casa. Particularmente faço dela uma prática assídua em minha vida. Ela me faz relaxar. Sonhar. Viajar sem rumo, sem intenção”, comentou.  A obra já está à venda na Livraria do Luiz, localizada na Galeria Augusto dos Anjos, Praça 1817, no Centro de João Pessoa, podendo ser adquirida presencialmente ou pelo site (livrariadoluiz.fez.com.br), com entrega em domicílio na capital.

Acesse o perfil oficial do ‘LivroLive’ no Instagram:

https://instagram.com/livrolive?igshid=168emorih5m91

 

Redação

Últimas notícias

Cicinho quebra silêncio sobre acusações contra João Lima e diz que colaborará com apuração das denúncias contra o filho

O cantor, compositor e suplente de estadual da Paraíba, Cicinho Lima, divulgou uma nota oficial…

26 de janeiro de 2026

Homem de 40 anos é morto a facadas na cidade de Guarabira

Um homem de 40 anos foi morto com golpes de faca na noite desse domingo…

26 de janeiro de 2026

Inmet emite alerta de chuvas intensas e ventos fortes para toda a Paraíba nesta segunda-feira

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta nesta segunda-feira (26) prevendo chuvas intensas…

26 de janeiro de 2026

Quatro pessoas seguem internadas após raio atingir ato pró-Bolsonaro em Brasília

Ao menos quatro pessoas permanecem internadas em observação no Hospital de Base do Distrito Federal…

26 de janeiro de 2026

IML confirma que feto encontrado em JP morreu de forma intrauterina

O Instituto de Medicina Legal (IML) de João Pessoa divulgou, nesta segunda-feira (26), informações sobre…

26 de janeiro de 2026

Fundação Campeões do Amanhã segue com inscrições abertas para três modalidades

Das oito modalidades oferecidas gratuitamente pela Fundação Campeões do Amanhã, da Prefeitura de João Pessoa,…

26 de janeiro de 2026