Categorias: Cultura

Lei torna Coco de Roda, Ciranda e Mazurca patrimônios culturais imateriais da Paraíba

PUBLICIDADE

Agora é Lei. As manifestações culturais de Coco de Roda, Ciranda e Mazurca foram declaradas patrimônios culturais imateriais da Paraíba. A lei, de autoria da deputada estadual Cida Ramos (PSB), foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (11).

Com a Lei, o Governo do Estado promoverá a divulgação das manifestações culturais, por meio de atividades em escolas públicas estaduais, nos festejos juninos e feiras de arte e cultura cuja organização seja promovida pelo Estado.

Na Justificativa, a deputada Cida enfatizou que essas manifestações culturais são danças de roda, acompanhadas de cantoria e executadas em pares, fileiras ou círculos durante festas populares do litoral e do sertão nordestino. O som característico vem de instrumentos percussivos que marcam o ritmo acelerado, e é complementado pelo bater de pés e pelas palmas que, muitas vezes, são os únicos instrumentos utilizados.

Considerada uma expressão cultural, o coco de roda está presente em quilombalas e diversas comunidades paraibanas.  Um dos  projetso realizado em duas comunidades quilombolas, na Paraíba, mantém viva a tradição do coco de roda. O “Clamores antigos” conta com a participação de 20 crianças e adolescentes que dançam e tocam o ritmo, no distrito do Conde, no Litoral Sul do Estado.
O município de Conde tem sua história marcada pela luta do povo quilombola. O Coco de Roda na Comunidade do Ipiranga em Conde é uma referência na região Nordeste e no Brasil.

Outro coco de rodas tradicional, é desenvolvido na comunidade quilombola Caiana dos Crioulos, localizada nos municípios de Alagoa Grande e Matinhas, no Agreste paraibano, a cerca de 122 quilômetros de João Pessoa.
As famílias de Caiana dos Crioulos mantêm vivas tradições e manifestações culturais herdadas de seus antepassados africanos, a exemplo dos grupos de coco de roda e de ciranda, que se apresentam em eventos artísticos e educacionais na Paraíba e em outros estados.

A cultura do Coco de Roda é uma dança tradicional, que segundo os historiadores, veio dos navios negreiros” quando muitos africanos vieram escravizados para o Brasil.

Severino Lopes
PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Vereador de Santa Helena é atacado com barra de ferro dentro da própria casa no Sertão paraibano

Uma ação rápida de moradores impediu que um ataque contra o vereador Rogério Leite (PSB),…

28 de dezembro de 2025

Governo Federal libera saque-aniversário do FGTS a partir desta segunda

A Caixa Econômica Federal inicia na próxima segunda-feira (29), o pagamento dos valores do FGTS que estavam bloqueados para…

28 de dezembro de 2025

Cícero comemora sucesso do ‘Celebra João Pessoa’ e destaca potencial da capital para grandes eventos

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), comemorou o sucesso do ‘Celebra João Pessoa’…

28 de dezembro de 2025

Bolsonaro apresenta crise de soluços e pressão alta após procedimento

O ex-presidente Jair Bolsonaro apresentou nova crise de soluços e elevação da pressão arterial na…

28 de dezembro de 2025

Pilotos e comissários aprovam acordo e não haverá greve na aviação brasileira

Pilotos e comissários de bordo aprovaram o acordo coletivo e não haverá greve na aviação…

28 de dezembro de 2025

Mais de 100 kg de maconha são apreendidos pela Polícia Militar em ponto de venda de drogas na capital

Neste domingo (28), policiais da Força Tática do 5º Batalhão da Polícia Militar apreenderam uma…

28 de dezembro de 2025