João Pessoa sedia o 2º Encontro Nacional de Mulheres de Axé de sexta a sábado
“Mulheres de Axé e os desafios para o Controle Social” é o tema do 2º Encontro Nacional de Mulheres do Axé, que será realizado no auditório da PBTur nesta sexta-feira e sábado (17 e 18), em João Pessoa.
O evento, para o qual são esperados cerca de 300 participantes, tem objetivo de buscar o fortalecimento das Mulheres de Axé, um grupo de trabalho da Rede Nacional de Religiões Afrobrasileiras voltado para as questões de gênero, memória e tradição. Serão debatidas questões sobre o controle social das políticas públicas de saúde, meio ambiente e educação.
Segundo a coordenadora da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileira e Saúde, Mãe Lúcia de Oxum Omidewa, um dos objetivos desta segunda edição do encontro é construir estratégias de participação das Mulheres de Axé no controle social da política nacional de saúde integral da população de terreiro e Plano de Enfrentamento a Feminização da Aids.
“Evento como esse é de fundamental importância para o nosso Estado. Até porque, faltam políticas públicas para o nosso segmento e é preciso que sejam realizados, também, mais seminários voltados ao nosso segmento, buscando ajudar na convivência política entre sacerdotes da nossa religião”, ressalta Lúcia de Oxum.
Durante o encontro nacional serão discutidos assuntos como anemia falsiforme, intolerância religiosa, novo Código do Meio Ambiente, segurança pública e direitos humanos.
O 2ª Encontro Nacional de Mulheres de Axé é promovido pela Rede Nacional de Religiões Agro-Brasileira e Saúde – GT Mulheres de Axé destinado às mulheres de terreiro (mães de santo e outras integrantes de religiões afrobrasileiras), gestores da Saúde e da promoção de igualdade racial.
Programação:
Sexta-feira – 17/06
8h – Ritualística
8h30- Mesa de Abertura
9h30 – Representações do poder feminino na visão de mundo das religiões de matrizes africanas. Facilitadora: Helena Theodoro
11h – Mulheres e Racismo: revisitando as desigualdades de gênero e raça na saúde. Facilitadora: Jurema Wernerk/ Articulação Nacional de Mulheres Negras.
12h30 – Almoço
14h- Plano Nacional de Políticas para Mulheres, o que as mulheres de terreiro tem a ver com isso? Facilitadora: Lucia Xavier – Ong Criola/ AMNB
15h30- O processo de feminização da epidemia de HIV/Aids no Brasil. Facilitadora: Karen Bruck/Departamento de DST/Aides e Hepatites Virais do Ministério da Saúde.
16h30- Mulheres de terreiro no Enfrentamento da Epidemia de HIV/Aids: o que estamos fazendo para mudar nossa realidade? Facilitadora: Mãe Cristina de Oxum/ Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileira e Saúde.
Noite Cultural
Apresentação do Maracatu de Nação Pé de Elefante
Grupo Imbualama
Grupo Raízes
Sábado – 18/06
8h – Ritualística
8h30 – Meio Ambiente, Saúde e Qualidade de Vida. Palestrante: Mãe Lúcia de Oxum (Omidewa) e Ligia Tavares/SEMAN)
9h40 – A importância da comunicação nas ações em saúde pelas e para as mulheres. Facilitadora: Angélica Basthi (Jornalista)
11h30 – A participação das mulheres de terreiros na XIV Conferência Nacional de Saúde e na Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres. Facilitadora: Ekédi Vera Baroni
12h30 – Almoço
14h – Mulheres de Axé e as ações do Ano Internacional dos Afrodescendentes. Facilitadora: Mãe Nilce de Iansã.
15h – Por uma agenda de ações a nível nacional e local para as mulheres de axé. Facilitadora: Mãe Ofá e Mãe Jane de Oyá.
17h – Encerramento
PB Agora
com Assessoria
A Divisão de Fiscalização (Difi), da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de João Pessoa…
A tecnologia deixou de ser um complemento no esporte para se tornar parte central do…
Competência, experiência e zelo no exercício da magistratura compuseram a lista de elogios dirigidos na…
O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) na Paraíba, Arnaldo Monteiro, garantiu…
A fase de definição oficial das candidaturas para a Eleição Suplementar de Cabedelo/PB terá início…
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), afirmou, nesta quarta-feira (28), que a…