Categorias: Cultura

JP: hoje tem a abertura do I Festival Internacional de Música Clássica

PUBLICIDADE

A cidade de João Pessoa está em contagem regressiva para a abertura do I Festival Internacional de Música Clássica. A partir deste domingo (1°), até 7 de dezembro, a cidade receberá os maiores nomes da música erudita neste que é um dos maiores eventos do gênero do eixo Norte-Nordeste. O festival trará 20 instrumentistas convidados, de 12 nacionalidades diferentes, que farão concertos e recitais em diversos pontos, notadamente igrejas históricas, além de oficinas gratuitas (as masterclasses) voltadas para todo o público.

A abertura do evento apresentará a recém-criada Orquestra Sinfônica de João Pessoa, às 18h, que faz o seu concerto oficial de estreia no adro da Igreja São Francisco. A orquestra, regida pelo maestro carioca Laércio Sinhorelli Diniz, contará com a participação estrelada da pianista ucraniana Anna Fedorova. Nascida em Kiev há apenas 23 anos, a jovem virtuose vem arrebatando todos os principais prêmios dos concursos internacionais de piano. No programa entram peças de Rossini, Rachmaninoff, Beethoven, Villa-Lobos, Strauss e Tchaikovsky.

O festival acontece com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), num esforço de fortalecer as políticas culturais de João Pessoa. “É nosso papel incentivar esse tipo de manifestação artística e a nossa proposta é que todo ano ele aconteça”, espera o diretor-executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Maurício Burity.

Durante sete dias, igrejas centenárias de João Pessoa, como o Mosteiro São Bento, do Carmo, da Misericórdia, a Igreja Baptista, e pontos a exemplo da Estação Cabo Branco, a Universidade Federal da Paraíba e a Federação Espírita, vão receber músicos renomados da Holanda, Bélgica, Espanha, Estados Unidos, Austrália, Rússia, Argentina, Chile e Alemanha.

Oficinas – Uma das preocupações que nortearam a concepção do festival foi a desconstrução da ideia de que música clássica serve apenas ao gosto da elite. Para tanto, os músicos vão apresentar, com a ajuda de tradutores, a educação artística em oficinas (as masterclasses) e estimular o “ouvido musical” do público participante – mesmo aquele que nunca tenha tido contato mais íntimo com o instrumento. As aulas serão realizadas no Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Serão 10 masterclasses com professores consagrados em seus instrumentos, as mesmas estrelas que brilharão nos concertos.

Programação – Na extensa e variada programação, destacam-se nomes como Alberto Johnson (violino), a argentina Pamela Kubik (violino), a alemã Kerstin Kendler (violino), o americano Nathan Olson (violino), o ucraniano Igor Bobylev (viola), o chileno Samuel Espinoza (viola), a brasileira Ana Chamorro (violoncelo), os holandeses Fred Pot (violoncelo) e Arjan Woudenberg (clarinete), entre outros. Algumas atrações locais são Lucy Alves, o Quinteto Uirapuru e o Quarteto de Cordas da Paraíba.

Nova orquestra para novas pretensões – Com a criação da Orquestra Sinfônica de João Pessoa, a capital almeja atingir outro status cultural. “É um projeto para mudar um pensamento coletivo”, diz o maestro Laércio. “As pessoas, de maneira geral, têm a ideia de que música clássica é inacessível: vamos mostrar que não é assim”, aposta. Diniz estudou violino e ganhou, em 1987, uma bolsa para estudar na Alemanha. Como regente, estreou no exterior comandando a Bachiana Chamber Orchestra, em concerto no Carnegie Hall, em Nova York. Um ano depois, regeu o pianista David Brubeck no Lincoln Center, na mesma Big Apple. Também assumiu a regência da holandesa New Netherlands Orchestra.

Programa de abertura

Abertura dia 1º de dezembro (domingo), às 18h

Local: Adro da Igreja de São Francisco

Intérpretes: Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa

Anna Fedorova (Ucrânia) – Piano

Regência: Laércio Diniz

Concerto

Francisco Manoel da Silva – Hino Nacional

Gioachino Rossini – Abertura “O Barbeiro de Sevilha”

Sergei Rachmaninoff – Concerto para piano nº 2

– Moderato

– Adagio sustenuto

– Allegro scherzando

Beethoven – Sinfonia nº 5 – Primeiro movimento (Allegro con brio)

Villa-Lobos – O Trenzinho do Caipira

Johann Strauss Jr. – Valsa: Danúbio Azul

Tchaikovsky – Valsa das Flores

Serviço:

I Festival Internacional de Música Clássica

 

Quando: de domingo (1°) a 7 de dezembro

Informações: Sylvana Toscano, assistente de produção do festival (9926-1129, 8700-3797)

 

 

Redação com Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Lei Magnitsky exige prudência antes da aplicação!

Criada pelo Congresso dos Estados Unidos em 2012 e sancionada no mesmo ano pelo então…

13 de dezembro de 2025

Prefeitura de João Pessoa abre inscrições para tendas familiares no Réveillon da orla

A Prefeitura de João Pessoa iniciou o período de inscrições para famílias interessadas em instalar…

13 de dezembro de 2025

Inmet emite alerta de baixa umidade para 124 municípios da Paraíba

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de baixa umidade relativa do ar,…

13 de dezembro de 2025

PF prende mullher líder de núcleo de lavagem de dinheiro do Comando Vermelho na PB

A Polícia Federal confirmou a prisão de Ariadna Thalia, conhecida como “Arroto de Urubu”, apontada…

13 de dezembro de 2025

Evaristo Piza cobra dívida da SAF do Botafogo-PB, mas clube nega pendência

O técnico do Campinense, Evaristo Piza, que comandou o Botafogo-PB nesta temporada e garantiu a…

13 de dezembro de 2025

João Azevêdo nomeia ex-prefeitos Anna Lorena e Jarques Lúcio para cargos estratégicos no Governo da Paraíba

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), nomeou dois ex-prefeitos para cargos estratégicos no Executivo…

13 de dezembro de 2025