A Paraíba o tempo todo  |

Italiano diz ter achado retrato inédito de Leonardo da Vinci

Um desenho encontrado em um dos cadernos de Leonardo da Vinci (1452-1519) pode ser um autoretrato do pintor e inventor renascentista, disseram especialistas.

O desenho, escondido atrás de trechos escritos a mão por 500 anos, foi descoberto pela jornalista italiano Piero Angela.

Ele mostra um homem entrando na meia idade com longos cabelos e uma barba rala, aparentemente perdido em reflexões.

Em um comunicado do canal de TV RAI, da Itália, Angela disse que ele inicialmente percebeu o que parecia ser um nariz desenhado por baixo das palavras escritas por Leonardo no caderno, em que ele registrou estudos sobre voos de pássaros.

Semelhanças

Depois de meses de trabalho de restauração, a imagem foi envelhecida usando técnicas de investigação criminal e comparada com retratos conhecidos de Leonardo, de quanto ele tinha mais idade.

Ele consultou especialistas, entre eles cirurgiões faciais e peritos da polícia, e todos concordaram que o esboço guardava semelhanças com os retratos conhecidos do renascentista.

Se a descoberta for de fato confirmada, ela terá grande importância para os estudos sobre a vida e obra de Leonardo.

A história do suposto retrato do renascentista será tema de um programa da RAI.

BBC

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe