A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) está com inscrições abertas para novas turmas do curso de artes circenses. Com duração de três meses, o programa tem início neste mês e se estende até dezembro. As turmas serão ministradas por Ulisses Moraes Nogueira (MS) e por Josenberg Pereira (PB), com duas opções: nas segundas e quartas ou terças e quintas. Para as duas, o horário é das 19h às 21h. Os interessados têm até esta sexta-feira (11) para se inscrever e o custo mensal é de R$ 60.
As matrículas devem ser feitas presencialmente junto à Diretoria de Desenvolvimento Artístico e Cultural (DDAC), do Espaço Cultural José Lins do Rego, em Tambauzinho, das 9h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira. A oferta é de 15 vagas para cada turma. Os ministrantes foram selecionados a partir de um cadastro organizado pela coordenação do setor.
O coordenador de Circo da Funesc, Diocélio Barbosa, enfatiza que graças ao sucesso da primeira e aos pedidos para abertura de novas vagas, o curso está de volta agora com duas turmas. A iniciativa tem como objetivo proporcionar um contato lúdico com o universo mágico do circo, disseminando os seus saberes e, assim, fortalecendo a formação circense no Estado.
O programa do curso inclui técnicas circenses de aéreo e solo. Para participar, não é exigida experiência anterior em circo. Para assistir às aulas, é recomendado usar roupas leves e confortáveis, apropriadas para a prática de atividades físicas. Ao final do período, será apresentada uma performance circense com a participação de toda a turma. Só receberão certificado os alunos que tiverem frequência em, pelo menos, 75% das aulas e participarem da performance de conclusão do curso.
Ulisses Moraes Nogueira (ator, circense e bailarino) – Formado pela Escola Nacional de Circo do Rio de Janeiro, de 2003 a 2006, trabalhou como acrobata aéreo nos circos Marcos Frota, Orlando Orfei e Beto Carreiro World. Em 2008, fundou o Circo Escola Pantanal (CEP-MS). Concebeu ainda uma metodologia de aulas de técnicas de circo, como opção de atividade física para jovens e adultos. Foi criador e parceiro do festival nacional “Pantalhaços”, realizado anualmente em Campo Grande (MS).
Josemberg Pereira (ator e artista circense) – Educador de práticas circenses, é formado pelo Centro Cultural Piollin, onde atua como educador de circo desde 2011. É integrante e fundador da Trupe Independente de Pesquisa e Estudo em Circo (Tripe). Trabalhou como acrobata e malabarista em circos conhecidos nacionalmente, como Marcos Frota Circo Show, Miami Circo e Dandara Circus. Participou de eventos como Festival de Circo do Brasil – PE, I Festival de Circo da Nossa América Goiania-Go; e XVII Encontro de Teatro Jovem, em Medelin, Colômbia.
PB Agora








