Categorias: Cultura

Imperatriz reúne craques do futebol

 A Imperatriz Leopoldinense, quarta escola a entrar na Sapucaí, já na madrugada desta terça-feira (4), transformou a avenida em um imenso campo de futebol para contar a história de Arthur Antunes Coimbra, o Zico, craque que fez história no Flamengo e que completou 61 anos na segunda-feira. Ovacionado, o homenageado apareceu na avenida no último carro, em cima de uma coroa gigante, mas no final precisou esperar longos minutos na dispersão até ser retirado por um guindaste de cima da imensa alegoria, enquanto a torcida gritava “Mengo” em uníssono.

Para o desfile, Zico convocou os companheiros do time que foi campeão mundial interclubes em 1981 e ex-adversários do Flamengo, como Edmundo, representando o Vasco, Roberto Dinamite, ex-craque do Vasco e atual presidente do clube, e Rivelino, que jogou no Fluminense e no Corinthians e saiu em cima do abre-alas. O ex-jogador do Botafogo Marcelo Gonçalves foi um dos destaques no carro alegórico que representou o Maracanã, onde Zico tornou-se artilheiro com 333 gols marcados. O desfile trouxe ainda Deco, Júnior, Nunes, Nei Dias, Leandro e Adílio (do time de 1981).
“Futebol tem tudo a ver com Carnaval. A coisa bacana é a ansiedade antes de entrar na avenida, é a mesma de quando a gente joga”, comparou Deco, ex-jogador do Fluminense, em conversa com o UOL na dispersão. “Homenagear o Zico é muito emocionante, um prazer. Um ídolo que merece”, elogiou Alemão, do Botafogo.

Amigos e atletas do vôlei também entraram na avenida, como Tande, Leila e Nalbert. A ex-jogadora de vôlei Virna Dias falou com o UOL sobre a emoção de fazer parte da homenagem. “Vocês não têm noção do que estou sentido. É uma emoção tão grande. Zico é meu ídolo, eu joguei a camisa 10 pelo Flamengo por causa dele. Fui convidada pessoalmente por ele para estar aqui. Ele me viu no ano passado”.
Evolução

Os trabalhos da Imperatriz começaram no “esquenta” com um “Parabéns Para Você” ao aniversariante do dia e homenageado da escola. Antes mesmo de entrar na avenida, o hino do Flamengo foi cantado pelo intérprete Wander Pires com o apoio da arquibancada do setor 1. “Aqui é como final de campeonato, uma partida só. A escola vem desfilar com muitos campeões, então tem que fazer bonito e ser campeã também”, disse o craque em entrevista à TV Globo, antes de entrar na avenida.

Os luxuosos carros alegóricos retrataram a vida do “Galinho de Quintino” e contaram a história dele como grande ídolo do Flamengo –onde se tornou um mito no esporte– até a passagem como jogador e treinador no Japão. A bateria de Mestre Noca veio toda vestida de árbitros, puxados pela rainha Cris Vianna, e as baianas foram vestidas de bola de futebol.

A comissão de frente colocou 15 meninos na avenida para desfilar a coreografia assinada por Débora Colker, que estava afastada do Carnaval há sete anos. Deste carro, cerca de 400 bolas assinadas por Zico foram jogadas para a plateia. O segundo carro trouxe a família de Zico, entre eles os irmãos Nando, Zezé, Edu e Tonico. Por conta do tamanho, a alegoria ficou presa em uma estrutura do sambódromo, mas voltou a andar logo em seguida.
Uma integrante de destaque do abre-alas, Elizabete Conceição, ficou de fora do desfile porque o guindaste não conseguiu colocá-la a tempo em cima do carro. “Foi uma falta de comunicação, não consegui subir. Gastei R$ 20 mil do bolso na fantasia e nada. Há 15 anos desfilo pela Imperatriz, estou muito triste. Não vou pedir nada, só quero que ela [a escola] ganhe”, disse ela ao

 

O enredo, “Arthur X – O Reino do Galinho de Ouro na Corte da Imperatriz”, foi assinado por Elymar Santos, que estreou como compositor de samba enredo, escolhido numa disputa de mais de 30 composições.
No ano passado, a Imperatriz Leopoldinense colocou personalidades paraenses na Sapucaí para homenagear o estado do Pará. A escola ficou em quarto lugar na classificação geral do Grupo Especial.

UOL

Últimas notícias

Veneziano destaca simbolismo da chegada de Pedro ao grupo: “Demonstração de desprendimento”

O senador Veneziano Vital do Rêgo, presidente estadual do MDB na Paraíba, destacou nesta sexta-feira…

30 de janeiro de 2026

Fábio Ramalho anuncia apoio à pré-candidatura de Cícero Lucena e não descarta possibilidade de ocupar vaga de vice

O deputado estadual Fábio Ramalho, presidente do PSDB na Paraíba, também anunciou nesta sexta-feira (30),…

30 de janeiro de 2026

Lucas Ribeiro celebra permanência de Jhony Bezerra na base governista mesmo após mudança partidária

O vice-governador da Paraíba e pré-candidato ao Governo do Estado, Lucas Ribeiro (PP), celebrou a…

30 de janeiro de 2026

Sisu 2026: UFPB divulga resultado da chamada regular; matrículas começam segunda-feira

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulgou, nesta sexta-feira (30) o resultado da chamada regular…

30 de janeiro de 2026

Saúde de JP alerta sobre dupla de falsos agentes de saúde cometendo assaltos a moradores na Capital

A Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS-JP), por meio da Gerência de Vigilância…

30 de janeiro de 2026

PMCG pagou folha salarial de janeiro dos servidores, nesta sexta

Prefeitura de Campina Grande realizou, nesta sexta-feira, 30, o pagamento da folha salarial dos servidores…

30 de janeiro de 2026