Começa nesta quarta-feira (23), às 20h, o 1º Festival Internacional de Arte Naïf, cuja expressividade se dá pela liberdade estética e criativa do artista, bem como pela ausência de rigores estilísticos e acadêmicos. Ao todo serão exibidas, no Centro de Documentação “Coronel João Pimentel” (CEDOC), em Guarabira, 170 obras, produzidas por 103 artistas de 13 nacionalidades.
Localizado no agreste da Paraíba, o município se destaca nacional e internacionalmente como exportador de talentos da Arte Naïf. Sua projeção é tamanha, que foi cunhada pelo pesquisador Robson Xavier da Costa, como Escola de Guarabira. Entre os expoentes do estilo, estão Adriano Dias, realizador do evento, Clóvis Júnior, artista homenageado, e ainda Marby Silva e Madriano Basílio. “Receber em nossa cidade artistas consagrados e outros ainda jovens na cena nacional contribuirá para o fortalecimento dessa corrente estética, permitindo ao público da nossa região o contato com esse universo onírico e multicor de artistas”, ressaltou o idealizador do festival, Adriano Dias.
Estarão presentes nesta primeira edição, os artistas e suas obras, Valdomiro de Deus, Tânea Maria Pedrosa, Omar Souto, Ana Denise, Hermelindo de Almeida e Helena Coelho. Na programação haverá também palestras e oficinas sobre os temas de interesse da arte Naïf, desde a história, passando pela produção, até a exibição pública. Seja através das telas ou de apresentações musicais e teatrais, o estilo artístico encanta por seu modo singelo e inocente de produzir sentido à vida.
Para possibilitar a realização deste importante evento artístico cultural internacional, os realizadores contaram com parcerias significativas como a do Sebrae Paraíba e da Prefeitura Municipal de Guarabira. De acordo com o superintendente do Sebrae PB, Walter Aguiar, este ambiente vai atrair a atenção de artistas, colecionadores e apreciadores para o estilo Naïf e irá promover além do que se propõe, a junção harmoniosa entre arte e negócios.
“O Sebrae reconhece o papel da arte como expressão de uma sociedade e cultura e acredita na força destes artistas em um empreendedorismo não apenas que gera negócios, mas que transforma realidades, fortalece vínculos e potencializa a mudança de cenários econômicos e sociais”,Walter aguiar.
Por sua vez, o prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano, enfatizou a responsabilidade deste primeiro Festival como palco para o estilo artístico e para a própria região do Agreste paraibano. Segundo Toscano, trata-se de uma importante contribuição para a difusão desta arte, cujos maiores desafios giram em torno da conquista de novos apreciadores.
“A cidade sai na frente em relação ao norte e nordeste do país, numa primeira experiência que já conquistou a simpatia e a reverência dos principais artistas do Estilo, tanto no Brasil, quanto no exterior”, afirma Toscano.
Serviço:
Abertura: 23 de maio às 20h
Encerramento: 30 de junho
Local: Centro de Documentação “Coronel João Pimentel” (CEDOC)
Guarabira – PB
A pré-candidata a deputada estadual Maria Porto esteve no município de Esperança cumprindo agenda política…
O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza, nesta segunda-feira (9), 485 vagas de…
O vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra, que assumirá o comando da Prefeitura a partir…
O vice-governador Lucas Ribeiro cumpriu agenda, nesse sábado (7), no município de Patos, onde acompanhou…
A Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa prendeu, neste domingo, um homem suspeito de danificar…
Parte de uma árvore caiu na madrugada deste domingo (8) na Avenida Epitácio Pessoa, uma…