A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou, na tarde desta quarta-feira (27), uma sessão solene na qual concedeu a Comenda Cultural Ariano Suassuna ao grupo musical “Os Gonzagas” pelos relevantes serviços prestados à cultura da Capital. A honraria foi proposta pelo vereador licenciado Raoni Mendes (PDT) e foi entregue pelo primeiro-secretário da Casa, Benilton Lucena (PT), em nome do propositor.
Compuseram a mesa dos trabalhos os dois vereadores e os seguintes componentes do grupo: Felipe Carlos Alcântara, vocalista; Yuri Gonzaga, voz e sanfoneiro; Hugo Leonardo, voz e contrabaixista e Carlos Henrique, sanfoneiro.
O vereador Benilton Lucena enfatizou que a propositura valoriza os artistas da terra como “Os Gonzagas” que difundem a cultura popular por todo o Brasil e pelo mundo. Ele lembrou que a comenda foi criada para homenagear um dos maiores expoentes da cultura popular brasileira, o escritor Ariano Suassuna. “Os Gonzagas unem o que há de mais especial do forró pé-de-serra e da cultura da nossa terra e de nossa pátria. Realizam a divulgação da cultura popular brasileira através da voz do grupo”, comentou.
O propositor da homenagem, vereador Raoni Mendes (PDT) destacou a participação dos pais dos componentes na trajetória de vida de cada um, doando afeto, atenção e paciência. “Todos vocês são o que são porque são fruto desses pais maravilhosos que vivem incessantemente dando força para continuarem na jornada de divulgar a cultura popular pelo nosso país. Defendo a valorização dos artistas jovens para garantir o futuro das novas gerações”, justificou.
Carlos Henrique falou em nome do grupo.
“É com um misto de alegria, honra e orgulho que recebemos esta homenagem. João Pessoa, por conseguinte a Paraíba, sempre foi e será celeiro de grandes artistas. Então sentimos a obrigação de valorizar nosso Estado propagando nossa cultura sem medo e sem vergonha. Continuaremos sempre a valorizar a Paraíba nas músicas evocadas na voz do nosso grupo, e agora com muito mais responsabilidade depois desta honrosa homenagem”.
O grupo abrilhantou a solenidade cantando três canções: “Paraíba”, autoria de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira; “Minha Origem”, autoria de Pinto do Acordeon e “Deixa o vento levar”, autoria de Luiz Gonzaga da Costa Filho. Na ocasião, eles convidaram a população a participar do show de lançamento do EP do grupo “O candeeiro não se apagou”. O evento acontece a partir das 19h, do próximo sábado (30), no Teatro de Arena do Espaço Cultual, em Tambauzinho.
Breve histórico
Fundada em 2007, “Os Gonzagas” é uma banda pessoense de música nordestina que une forró pé-de-serra com música popular, valorizando a cultura regional e difundindo o forró tradicional para um público novo. O grupo musical foi vencedor do 13º Festival Nacional Forró de Itaúnas (FENFIT), no Espírito Santo, em junho deste ano, além de levar o troféu de melhor letra com a música “Ah, se eu fosse dois”.
A banda de musica é formada pelos irmãos Luiz Gonzaga da Costa Filho (violão, guitarra e voz) e Yuri Gonzaga (sanfona e voz), pelo primo Daniel Costa (percussão e voz) e pelos amigos Felipe Alcântara (cavaquinho, percussão e voz), Hugo Leonardo (contra-baixo e voz), Carlos Henrique (sanfona) e Caio Bruno (bateria).
Ascom
O rei Chales III declarou nesta quinta-feira (19) que “a lei deve seguir seu curso”…
O deputado federal Wellington Roberto (PL) afirmou nesta quinta-feira (19) que pretende atuar diretamente na…
O governador da Paraíba, João Azevêdo, realizou nesta quinta-feira (19) uma reunião estratégica no Centro…
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação…
Servidores da Prefeitura de Bayeux, na Região Metropolitana de João Pessoa, denunciam clima de medo…
O compromisso histórico do deputado federal Ruy Carneiro com os profissionais da enfermagem continua sendo…