Governador abre nesta quarta-feira 34ª edição do Salão do Artesanato Paraibano

PUBLICIDADE

Começa nesta quarta-feira (8) em Campina Grande, a 34ª edição do Salão do Artesanato Paraibano. Com tema “Bordados que contam histórias”, o Salão de Artesanato deve reunir cerca de 400 artesãos de todo o Estado. O evento será aberto às 17h pelo governador João Azevedo (PSB).

A expectativa é de que sejam batidos os números de 2019, quando o evento teve a visita de mais de 100 mil pessoas e a venda superior a R$ 1,3 milhão. Toda a estrutura foi montada no Museu de Arte Contemporânea (MAC) e funcionará das 15h às 22h, até o dia 3 de julho. A entrada é gratuita, com arrecadação voluntária de alimentos não perecíveis para posterior doação a instituições filantrópicas.

Ao todo, o evento vai reunir 400 expositores de todas as regiões do Estado e as mais diversas tipologias do artesanato genuíno, além de uma série de atrações culturais e o melhor da gastronomia paraibana.

O Salão do Artesanato Paraibano é uma realização do Governo do Estado, em parceria com o Sebrae e diversas instituições, a exemplo da Unifacisa, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Corpo de Bombeiros e Empreender-PB, entre outros.
A gestora do Programa do Artesanato Paraibano (PAP)/Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), Marielza Rodriguez, falou da expectativa para o evento.

“São dois anos sem a realização do Salão presencial aqui em Campina Grande. A expectativa é muito grande para termos um dos maiores eventos já realizados na Rainha da Borborema. Para isso, estamos todos envolvidos: nossos artesãos e artesãs, o governador João Azevêdo, a presidente de Honra do PAP, Ana Maria Lins, e os nossos parceiros. Agora é a população cumprir a deliciosa missão de prestigiar a nossa cultura”, disse.

Em sua 34ª edição, o Salão do Artesanato Paraibano presta uma justa homenagem aos bordados, com o tema “Bordados que contam histórias”.

A tipologia está presente em todas as regiões do Estado, com destaque para João Pessoa, Campina Grande (incluindo o Distrito de Galante, Serra Redonda, Alagoa Nova e Gurinhém. Em um espaço de 3,4 mil m², os visitantes vão encontrar 24 tipologias, que vão originar centenas de peças do autêntico artesanato paraibano. São tipilogias que vão do macramê ao batik, sem deixar de passar pelas tradicionais: brinquedos populares, madeira e metal, por exemplo.

A escolha pelo bordado, segundo Marielza Rodrigues, foi do próprio governador João Azevêdo, que adotou o critério de potencializar todas as tipologias que, por algum motivo, estejam longe dos holofotes das pessoas. O bordado é uma técnica milenar utilizada para ornamentar tecidos, fruto do talento e da habilidade com linha e agulha.

“Além dos trabalhos, o Salão irá contar histórias dessas bordadeiras, que narram as suas vidas e de sobrevivência explorando o talento e a agilidade com as mãos na produção das peças”, disse.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Hugo Motta retira projeto de lei polêmico após controvérsia na internet, mas explica: “Falar em confisco é Fake News”

O deputado Federal Hugo Motta (Republicanos) gerou intensa controvérsia nas redes sociais e na imprensa…

9 de maio de 2024

Bruno Cunha Lima reforça que Romero não é seu adversário e critica oposição: “Tentam estimular a divisão do nosso time”

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, do partido União Brasil, abordou a conjuntura…

9 de maio de 2024

Jackson reforça tese de aliança com Cícero em JP e questiona: “Se o PT quisesse candidatura própria, não já tinha decidido?”

Durante entrevista ao programa 60 Minutos, do Sistema Arapuan de Comunicação nessa quarta-feira (08), o…

9 de maio de 2024

Após Wilson Santiago reassumir mandato de deputado federal, Raniery Paulino reforça pré-candidatura a prefeito de Guarabira

Com o retorno de Wilson Santiago ao exercício do mandato de Deputado Federal, Raniery Paulino,…

9 de maio de 2024

Governo do RS estima que reconstruir infraestrutura atingida por chuvas custará R$ 19 bi

Técnicos do governo do Rio Grande do Sul estimam que a restauração da infraestrutura pública…

9 de maio de 2024

Urbanização do Porto do Capim vai beneficiar mais de duas mil pessoas

Mais de duas mil pessoas vão ser beneficiadas com o projeto de urbanização do Porto…

9 de maio de 2024