Categorias: Cultura

Galo da Madrugada deve arrastar mais de 2 milhões de pessoas ao som de 30 trios elétricos

Galo da Madrugada deve arrastar mais de 2 milhões de pessoas ao som de 30 trios elétricos

Uma tradição que já dura anos. Quando o sol nascer na Veneza brasileira, milhões de foliões já estarão prontos para mais uma festa. No Sábado de Zé Pereira (14), o Recife amanhece ao som dos clarins que anunciam o Galo da Madrugada. O desfile que anuncia oficialmente a chegada do carnaval em Recife, começa às 9h, na Praça Sérgio Loreto, no bairro de São José, e arrasta milhares de foliões pelas ruas do Centro da capital. São 48 anos de história e 46 carnavais.

Muitos paraibanos prestigiam há anos o desfile do Galo. Várias excursões estão programadas em Campina Grande, João Pessoa e outras cidades, para acompanhar o desfile do bloco gigante.

 Com tema “Frevo no Planeta Galo”, o maior bloco de carnaval do mundo sai às ruas neste sábado com 30 trios elétricos, seis carros alegóricos e atrações especiais como Elba Ramalho, Chico César, Roberta Miranda, Priscila Senna e Raphaela Santos – esta última estreante no bloco.

Entre as principais atrações para o desfile deste ano também estão Almir Rouche, André Rio, Nena Queiroga, Geraldinho Lins, Gustavo Travassos, Nonô Germano, Michelle Melo, além dos maestros Spok e Forró.

De acordo com o presidente do bloco, Rômulo Menezes, a ideia é ajudar na conscientização. “O foco é na preservação do meio ambiente, especialmente na redução de produção de gás carbônico”, afirmou.

O percurso do bloco é de 6,5 quilômetros, e a saída ocorre às 9h, do Forte das Cinco Pontas. Pura energia.

foto reprodução instagram @galodamadrugada

Todos os anos, uma estátua gigante de um galo colorido – maior símbolo do bloco – é montada na Ponte Duarte Coelho, no centro do Recife, dias antes do evento.

Pela primeira vez, a montagem do Galo Gigante, que reina todos os anos no carnaval do Recife, foi concluída diretamente com a ajuda dos súditos. Esta semana, centenas de foliões e moradores da capital pernambucana se uniram em cortejo para levar o coração da alegoria, última peça que faltava para a estrutura ficar pronta.

Este ano o Galo presta homenagem ao ex-arcebispo do Recife Dom Helder. Por isso, o coração que vai aparecer “por fora” do peito da alegoria, é uma referência ao arcebispo emérito de Olinda e Recife Dom Helder Câmara, homenageado da alegoria deste ano, que tem como tema “Galo Folião Fraterno”. A peça é uma cocriação dos artistas Leopoldo Nóbrega, responsável pelo design do Galo gigante, e Júlio Gonçalves.

O homenageado do desfile de 2026 é o músico Marcelo Melo, fundador do grupo Quinteto Violado. O artista virá no carro abre-alas do Galo.

“Estamos há mais de 20 anos em trio. Sou o único remanescente da formação original do Quinteto Violado e estou completando 80 anos. É uma grande alegria e eu agradeço de coração”, afirmou o homenageado.

Segundo os organizadores, em 2026, o Galo pretende ampliar o espaço para a inclusão. Trezentos foliões com deficiência vão participar da abertura do desfile, ao lado do carro abre-alas.

De acordo com a agremiação, para o desfile deste ano está mobilizado um efetivo de 2,5 mil seguranças privados e 200 diretores de apoio aos 30 trios e alegorias. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e das polícias Civil e Militar também estarão presentes, além de Guarda Municipal e outros órgãos.

 Para quem vai curtir a festa, o planejamento do transporte é parte essencial do roteiro. Dá para chegar ao Galo da Madrugada de ônibus, Expresso da Folia, táxi, transporte por aplicativo ou carro.

O Galo da Madrugada é um bloco carnavalesco de rua criado em 1978 com o objetivo de reviver e fortalecer a tradição do Carnaval recifense, então pouco presente nas festas populares da cidade. A ideia inicial reuniu cerca de 75 foliões pelas ruas do bairro de São José, trazendo música, fantasia e alegria às ruas. Ao longo das décadas, o bloco cresceu de forma impressionante, e em algumas edições já levou mais de 2,5 milhões de foliões às ruas de Recife em um único sábado de Carnaval.

Mais do que festa e frevo, o Galo, segundo os organizadores, reforça este ano uma mensagem clara de preservação do meio ambiente, aliando cultura, sustentabilidade, inclusão social e geração de renda em um dos maiores eventos populares do Brasil.

PB Agora

Últimas notícias

Vereador de Santa Rita seguirá preso apesar de revogação de preventiva, entenda

O vereador Wagner Lucindo de Souza, de Santa Rita, permanecerá preso mesmo após a revogação…

13 de fevereiro de 2026

Ruy celebra criação da Universidade do Esporte e reforça histórico de apoio ao setor

A prática esportiva como ferramenta de mudança social segue entre as prioridades do deputado federal…

13 de fevereiro de 2026

Confira como fica o trânsito e o transporte no desfile do Bloco Cafuçu hoje na capital

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa definiu o plano especial de trânsito…

13 de fevereiro de 2026

João Pessoa está entre os destinos nacionais mais procurados para o Carnaval de 2026

Levantamento da plataforma Decolar mostra que João Pessoa está na 13ª posição no ranking de…

13 de fevereiro de 2026

Cerveja pode virar vilã do bolso do folião com variação de quase 100% no preço, em CG

Com a chegada do Carnaval, o consumo de bebidas aumenta e o bolso do folião…

13 de fevereiro de 2026

Além de Valdemar, Flávio Bolsonaro deve vir à PB em fevereiro para alinhar estratégia eleitoral

Em meio ao processo de consolidação de uma candidatura presidencial, o senador Flávio Bolsonaro (PL)…

13 de fevereiro de 2026