De nome forte, que remete às origens e à ancestralidade, o artista visual Raiz Campos traz para João Pessoa a exposição ‘Do Xié ao Jaguaribe: Graffitigrafismo’. A ação é fruto de um edital lançado pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) e fica em cartaz na Galeria Archidy Picado, a partir da próxima quinta-feira (1º). A abertura será às 17h, com a presença do artista e o período de visitação se estende até 28 de outubro.
Inédita, a exposição reúne ancestralidade e contemporaneidade a partir do encontro dos grafismos do artesanato indígena com o traço moderno do graffiti, resultando no contraste entre o urbano e o selvagem. Ao todo, sete obras, entre esteiras pintadas pelo artista e feitas por indígenas das etnias Baré e Werekena, além de aturás carregados de sprays – sua eterna colheita – arte e humanidade. Ainda compõem a mostra frases e apelos de militantes da causa indígena na atualidade, com destaque para a homenagem prestada ao grande artista indígena Feliciano Lana, um dos principais nomes do Alto Rio Negro. “As esteiras medem dois por dois metros e remetem ao lado espiritual do modo de vida dos nativos. Nelas, eu retrato anciãs, pajés, animais e costumes indígenas”, afirma Raiz.
A técnica de tintas aplicadas em transparência nas esteiras já foi exposta em Manaus, São Paulo (durante a 5ª Bienal Internacional de Graffiti Fine Art) e também em Washington, nos Estados Unidos. Mas foi o graffiti, em grandes murais urbanos, que fez o artista ganhar projeção internacional.
O artista – Considerado um dos principais nomes da nova geração de artistas, Rai Campos, mais conhecido como Raiz, nasceu na Bahia, mas ainda muito pequeno se mudou com a família para a Amazônia, onde reside atualmente, às margens do Rio Negro. É da sua vivência amazônica que Raiz tira inspiração para seus traços do graffiti – que já ganhou diversos painéis espalhados pelo Brasil.
Seu pai, o paraibano Dennes Lucena, foi a sua primeira influência artística. Ainda criança, via o pai colorir diversos espaços da reserva indígena onde moravam. Atualmente, Raiz cursa Artes Visuais na Universidade Federal do Amazonas.
PB Agora
duas mulheres foram vítimas de graves agressões supostamente praticadas por homens com os quais mantinham…
O rei Chales III declarou nesta quinta-feira (19) que “a lei deve seguir seu curso”…
O deputado federal Wellington Roberto (PL) afirmou nesta quinta-feira (19) que pretende atuar diretamente na…
O governador da Paraíba, João Azevêdo, realizou nesta quinta-feira (19) uma reunião estratégica no Centro…
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação…
Servidores da Prefeitura de Bayeux, na Região Metropolitana de João Pessoa, denunciam clima de medo…