Categorias: Cultura

Galeria Archidy Picado recebe a exposição “Intervalo”, da artista visual Marília Scarabello

PUBLICIDADE

A galeria de arte Archidy Picado abre, na próxima quinta-feira (10), às 19h, a exposição Intervalo, com trabalhos da artista visual Marília Scarabello. A mostra, que reúne oito fotografias, é a segunda selecionada através do Edital de Ocupação da unidade cultural. O acesso é gratuito e o período de visitação se estende até 17 de junho.

 

A exposição compreende uma série de oito imagens fotográficas digitais de imóveis particulares (feitas através de um telefone celular, com a posterior inserção das datas de quando foram realizadas) impressas em papel para escrita braile com escrita braile sobreposta a elas.

 

As imagens são apresentadas sobre suportes de madeira levemente inclinados, posicionados na altura das mãos do observador, a fim de que o mesmo possa tocá-las. Cada fotografia com o apoio caracteriza-se como uma peça do trabalho e recebe um título diferente.

 

“Intervalo surgiu da constatação de um erro e da consequente busca por um reparo possível. Ao cruzar a certidão autenticada de propriedade atual de um imóvel com a sua situação in loco a partir de um registro fotográfico recente, constatou-se que havia um lapso de tempo entre as duas situações: o documento oficial descrevia algo que não havia mais ali: uma casa de moradia. Para regularizar a situação daquele imóvel nos órgãos públicos seria necessário demolir a casa, isto é, demolir a casa no papel, demolir a casa existente que não mais existe. Só então o imóvel se tornaria o que também é: uma ruína”, diz a apresentação de Marília Scarabello.

 

Demolir uma casa que não existe. Devolver a imagem para a imagem. Uma área de terras contendo 6.000 pés de eucaliptos de quatro cortes e 120 bananeiras. Justapondo-se dessa maneira, alguns dos enunciados, pensamentos e escritos de Intervalo podem parecer um tipo de objet trouvé pelos meandros da linguagem. No entanto, a bricolagem de tal peça (que também é formalmente intrigante) só poderia existir no ambivalente, lacunar e instável relacionamento existente no Brasil entre sistemas de campos diversos.

 

A obra de Marília Scarabello levanta questionamentos e exibe brechas, interstícios e fricções de variadas áreas – da visualidade que se desdobra para a da arquitetura/urbanismo, também flertando com a jurídica/legal, a econômica/social, a fundiária etc. Mais especificamente, o conjunto de fotografias, suportes e documentações explicita elos de profundo estranhamento entre o homem e a cidade, a luta desordenada pela sobrevivência e a burocracia cartorial de classificações racionais (e que se provam nada úteis), o perpétuo movimento do construir (sempre em bases frágeis) e a vestigial e imperfeita memória que se sedimenta pouco a pouco. Trechos do texto de Mario Gioia, novembro de 2017.

 

Serviço:

Exposição “Intervalo” – Selecionada no Edital de Ocupação da Galeria de Arte Archidy Picado 2018

Artista visual: Marília Scarabello

Abertura: 10/05/2018 ás 19h

Visitação: Até 17/06/2018

Local: Galeria de Arte Archidy Picado

Espaço Cultural José Lins do Rego (João Pessoa)

 
 
Ascom

Últimas notícias

Paraíba registra a menor taxa de desemprego da história em 2025

A Paraíba vive um momento histórico no mercado de trabalho. De acordo com os dados…

20 de fevereiro de 2026

Cagepa denuncia pela quinta vez obra de drenagem da Prefeitura que danifica rede de esgoto em JP

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) informou nesta sexta-feira (20) que, pela…

20 de fevereiro de 2026

Wellington Roberto defende participação na escolha do vice de Cícero Lucena: “Tenho que ser ouvido também”

Aliado do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), na disputa pelo Governo da Paraíba,…

20 de fevereiro de 2026

Pré-campanha em Campina Grande movimenta auxiliares de Bruno Cunha Lima rumo a 2026

A cena política de Campina Grande começa a se intensificar na pré-campanha para 2026, com…

20 de fevereiro de 2026

VÍDEO: Mô Lima confirma apoio a Lucas Ribeiro ao Governo e reforça aliança com João Azevêdo e Nabor para o Senado

O vereador de João Pessoa, Mô Lima (PP), oficializou apoio ao vice-governador Lucas Ribeiro (PP)…

20 de fevereiro de 2026

“Deusdete está indo para o Tribunal de Contas, isso são favas contadas”, afirma líder do governo na ALPB

A ida do secretário de Infraestrutura e Recursos Hídricos da Paraíba, Deusdete Queiroga (PSB), para…

20 de fevereiro de 2026