Categorias: Cultura

Funjope celebra Dia do Choro no Santa Roza, neste sábado

PUBLICIDADE

O primeiro estilo de música popular urbana genuinamente brasileiro será homenageado em uma noite de festa, comandada pelo Luar do Sertão. A comemoração ao Dia Nacional do Choro vai ser neste sábado (25), a partir das 20h, no Teatro Santa Roza. O evento é realizado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e contará com vários convidados, a exemplo do grupo Choro de Cabedelo, liderado pelo compositor Wilson Florentino. No repertório, as atrações prometem passear pelos principais sucessos do gênero. A entrada é franca.

Cavaquinho, violão, bandolim e pandeiro prometem reverenciar os mais de 130 anos do aparecimento do chorinho, que nasceu no Rio de Janeiro. Essa música popular e instrumental, de difícil execução, encontrou inúmeros adeptos nos quatro cantos do País, inclusive em João Pessoa.

O repertório instrumental da principal atração da noite inclui obras de compositores famosos como João Pernambuco e Catulo da Paixão Cearense (‘Luar do Sertão’); Pixinguinha (‘Naquele Tempo’, Cinco Companheiros’); Sivuca (‘Homenagem à Velha Guarda’); Jacob do Bandolim (‘Bole Bole’, ‘Noites Cariocas’, ‘Diabinho Maluco’); Ernesto Nazareth (‘Apanhei-te Cavaquinho’), entre outras composições. O público será presenteado também com a parceria de Pixinguinha e Vinícius de Morais, no choro ‘Lamentos’. Isso sem falar em ‘Brasileirinho’ (Valdir Azevedo), que é um dos clássicos mais famosos do gênero.

O Luar do Sertão vai apresentar ainda chorinhos cantados, como ‘Doce de Coco’ (Jacob do Bandolim); ‘Murmurando’ (Oitavando Romero e Mário Rossi); ‘Vou Vivendo’ (Pixinguinha); ‘Chorinho para um Rei’ (Tia Mariinha); ‘Ingênuo’ (Pixinguinha e Mário Rossi); ‘Choro Especial’ (Evaldo Gouveia e Jair Amorim); ‘Carinhoso’ (Pixinguinha e João de Barro); e ‘Cinema Mudo’ (Valdir Azevedo).

Integram o Luar do Sertão os músicos Juninho (cavaco), Penha Franco (vocalista), Jerônimo (violão de sete cordas), Mário (bandolim) e Lula (pandeiro). Também sobe ao palco, como convidado da noite, o grupo Choro de Cabedelo, liderado pelo músico e compositor Wilson Florentino, que apresentará músicas autorais como ‘Café com Leite’, ‘Conversando com o Bandolim’, ‘Corda Bamba’, ‘Lamentando Baixinho’, além de músicas de Dilermando Reis, a exemplo de ‘Choro Chorado’ e ‘Doutor Sabe Tudo’. .

A data – O Dia Nacional do Choro é comemorado em 23 de abril. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento de Pixinguinha (1897-1973), considerado uma das figuras exponenciais da música popular brasileira, em especial do choro.

O choro é considerado a primeira música popular urbana típica do Brasil. Segundo pesquisadores, o gênero surgiu em meados de 1870, no Rio de Janeiro. Os conjuntos que o executam são chamados de regionais e os músicos, compositores ou instrumentistas, são conhecidos como chorões.

O termo choro resultaria dos sons plangentes, graves das modulações que os violonistas exercitavam a partir das passagens de polcas. Essas eram transmitidas pelos cavaquinistas, que induziam a uma sensação de melancolia. Quando apareceu, era apenas uma forma abrasileirada dos músicos da época tocarem os ritmos estrangeiros populares naquele tempo, a exemplo do xote, valsa, polca, além do africano lundu.

Os chorões mais conhecidos são Chiquinha Gonzaga (1847-1935), Ernesto Nazareth (1863-1934) e Pixinguinha. Entre as composições do maestro Heitor Villa-Lobos (1888-1959), o ciclo dos choros é considerado o mais significativo.

 

Secom/JP

PUBLICIDADE

Últimas notícias

PM recupera veículo de motorista de aplicativo após assalto e prende um suspeito em JP

A Polícia Militar agiu rapidamente e recuperou um veículo que havia sido roubado de um…

4 de maio de 2024

Suspeito fica preso em grampos de muro durante tentativa de assalto em João Pessoa

Um homem acabou preso em grampos instalados em um muro durante uma tentativa de assalto…

4 de maio de 2024

Jovem é executado com cerca de 15 tiros na cidade de Alhandra

Um jovem de 23 anos foi brutalmente assassinado com cerca de 15 tiros de arma…

4 de maio de 2024

Relatório da Sudema aponta 39 trechos de praias impróprios para banho na Paraíba; CONFIRA

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) divulgou um relatório de balneabilidade indicando que…

4 de maio de 2024

Sindicato dos Jornalistas Profissionais da PB manifesta solidariedade a Ulisses Barbosa, vítima de agressão em JP

Na noite de 1º de maio, uma cena de violência foi registrada na Praça da…

4 de maio de 2024

Bandidos explodem agência do Banco do Brasil na cidade de Pilar, no interior da PB

Moradores da área central de Pilar, foram surpreendidos na madrugada deste sábado (04) por uma…

4 de maio de 2024