Por pbagora.com.br

A programação online “Funesc na Rede” exibe nesta quinta-feira (24) o concerto que a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba apresentou em 12 de novembro de 2015 com músicas de Tchaikovsky e Mahle. A exibição do concerto, que tem regência do maestro Luiz Carlos Durier, será às 20h, pelo canal da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) no YouTube (www.youtube.com/funescpbgov).

Quem abre a apresentação é a valsa “Eugene Onegin”, do  compositor russo do período romântico, Piotr Ilitch Tchaikovski, autor de obras que estão entre as mais populares do repertório clássico. Em seguida, será a vez da “Sinfonia Nordestina”, composição do regente e professor alemão Ernst Mahle.

“No repertório, escolhemos músicas alegres e divertidas, exatamente para que as pessoas possam sair com os corações e as almas leves através da música”, disse o maestro Durier. “A primeira música é a valsa Eugene Onegin, de Tchaikovsky, que tinha a propriedade de escrever valsas muito simples e caprichar na harmonia para que elas possam de fato causar em todos nós muita emoção”, completou.

Sobre a música que encerra o concerto, Durier explicou que Mahle veio buscar em Pernambuco, nas raízes da cultura popular do boi, que é dançado naquele estado, elementos para compor a Sinfonia Nordestina. “Essa sinfonia traz temas  maravilhosos, para que a gente possa desfrutar da música brasileira”.

Online – Os concertos das orquestras profissional e Jovem da Paraíba foram temporariamente suspensos durante a pandemia da Covid-19. Para suprir parcialmente essa ausência, a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) passou a disponibilizar, em seu canal no YouTube compilações de melhores momentos de apresentações realizadas nas temporadas de anos anteriores. A ação integra a programação online intitulada “Funesc na Rede”.

PB Agora

Deixe seu Comentário