Categorias: Cultura

Funesc divulga propostas selecionadas para Festival de Artes Jackson do Pandeiro

PUBLICIDADE

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba divulgou, nesta quarta-feira (19), a lista de propostas selecionadas para compor a programação do Festival de Artes Jackson do Pandeiro. O evento, que acontece no período de 25 a 28 de julho, em João Pessoa, é realizado pela Funesc, como parte das comemorações do centenário de nascimento do cantor, compositor e ritmista paraibano mundialmente conhecido como o Rei do Ritmo. Ao todo, foram escolhidas 45 propostas nas áreas de música, teatro, dança, circo, literatura, audiovisual e cultura popular. Entre as atrações já confirmadas estão o show do pernambucano Lenine, oficina de pandeiro ministrada pelo pernambucano Marcos Suzano e concerto da Orquestra Sinfônica da Paraíba.

Para as atrações selecionadas por meio de edital, os cachês variam de R$ 500 a R$ 3.000, de acordo com as atividades descritas no fim da matéria. A lista completa está disponível no site www.funesc.pb.gov.br. Apesar de o tema ser o centenário de Jackson do Pandeiro, nem todas propostas têm a obrigação de seguir o mote do evento.

A programação cultural do Festival de Artes Jackson do Pandeiro abrangerá shows, cortejos, apresentações, performances, intervenções, espetáculos, palestras, exposições, mostras, oficinas, encontros e outras atividades de formação artístico-culturais. Serão quatro dias de atividades intensas concentradas no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. O evento contará, ainda, com dois shows de atrações nacionais a serem revelados posteriormente.

Para dar mais vigor à homenagem, o Espaço Cultural se dividirá em polos e cada um deles será nomeado com títulos ou trechos de canções de Jackson do Pandeiro. A Praça do Povo se chamará ‘Sebastiana’. Já a Sala de Concertos Maestro José Siqueira será o ‘Canto da Ema’ durante os quatro dias de evento. O Teatro Paulo Pontes será ‘Cabeça Feita’ enquanto o Teatro de Arena será ‘Chiclete com Banana’. O Cine Banguê passará a ser ‘Jack Perry’. Até o Estacionamento entrará no ritmo com o nome ‘A Ordem é Samba’. A Feira Criativa que acontecerá ao longo do festival será ‘B com A’ enquanto que o Planetário ganhará o sugestivo nome ‘Eu Vou pra Lua’, a Galeria Archidy Picado será o ‘Quadro Negro’ e os Auditórios serão o polo ‘Luz do Saber’.

Jackson do Pandeiro – Nome artístico de José Gomes Filho, nascido em Alagoa Grande, em 31 de agosto de 1919, e que passou boa parte da vida em Campina Grande. Começou a admirar a música por meio da sua mãe, a cantadora de coco Flora Maia, que colocou o filho para tocar zabumba aos sete anos. Seu primeiro sucesso, “Sebastiana”, na década de 1950, o lançou para o Brasil e para o mundo. Jackson chegou a fazer duetos e parcerias com nomes como Luiz Gonzaga, Edgar Ferreira e Rosil Cavalcanti e ganhou o título de Rei do Ritmo. Ele morreu vítima de embolia pulmonar e cerebral em 10 de julho de 1982, aos 62 anos, em Brasília (DF).

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Tutores querem regulamentação do transporte aéreo de cachorros

Tutores de cães da raça golden retriever se reuniram neste domingo (28) no aeroporto de…

29 de abril de 2024

Vicente Mariano, um dos representantes do candomblé no Brasil, morre aos 95 anos

O pernambucano Vicente Mariano, um dos representantes do candomblé no Brasil, morreu no último final…

29 de abril de 2024

Belo opina sobre voltar com Gracyanne: “Onde existe amor, ainda existe esperança”

Em participação no programa Domingão com Huck, da TV Globo, no dia de ontem (28),…

29 de abril de 2024

Vídeo e fotos: Estrutura de casa de shows cede durante evento em João Pessoa e deixa feridos

Na noite de ontem (28), parte da estrutura de uma casa de shows localizada no…

29 de abril de 2024

MDB e Republicanos deixam divergências de lado e caminham juntos no Sertão: “Temos uma ótima convivência”, diz Veneziano

Com a proximidade do período eleitoral do mês de outubro, os partidos articulam cada vez…

29 de abril de 2024

Confira onde se vacinar contra influenza e covid-19 hoje, na capital

João Pessoa segue com pontos de vacinação nesta segunda-feira (29) para quem busca os imunizantes…

29 de abril de 2024