A Presidente da Fundac – Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice Almeida”, Maria Elizabeth Silva de Andrade, abriu na tarde desta segunda-feira a Semana Cultural. O evento, que acontece de 22 a 26 de novembro, é destinado aos internos dos Centros Educacionais do Adolescente e do Jovem, matriculados na Escola Estadual de Ensino Fundamental Almirante Saldanha.
A escola, que funciona nas dependências do CEA, é uma ferramenta importante no trabalho de recuperação das crianças e adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. Na unidade de ensino, os internos têm a oportunidade de voltar para as salas de aulas, retomando o processo de aprendizagem que muitas vezes foi deixado para trás por causa do uso de drogas.
Seguindo os mesmos padrões dos colégios tradicionais a escola conta com uma equipe de professores, diretores e psicólogos, as aulas estão divididas em dois turnos, com o período de recreação e lanche. O desempenho do aluno é acompanhado pelo Juizado da Infância e da Adolescência e ao final da medida socioeducativa o ex-interno é matriculado em uma escola próxima a sua residência.
Nesta semana os internos estão apresentando todos os trabalhos desenvolvidos durante o ano letivo de 2010.
Nesta segunda-feira, durante a abertura, aconteceu a apresentação do grupo folclórico do SESC, também foi aberto o mural literário, produção de textos, mostra de artes plásticas e artesanato. A programação segue nesta terça-feira com um passeio pelo mundo das letras proporcionado pelos livros da biblioteca volante do SESC. Os internos também vão assistir à palestra de prevenção às drogas e participar de grupos de dança e musica. Já na quinta-feira tem apresentação de grupo folclórico infantil, mural literário, palestra sobre drogas, fitoterapia e artes plásticas e na sexta-feira, no encerramento da programação, tem apresentação do grupo regional NACE-IEPB, apresentações do grupo teatral formado por internos e do grupo de dança também dos alunos da instituição. A programação começa sempre às 14 horas e encerra às 17 horas. As unidades educacionais ficam em Mangabeira.
O CEA- Centro Educacional do Adolescente conta hoje com 91 internos com idades entre 12 e 18 anos já o CEJ – Centro Educacional do Jovem tem 49 internos com idades entre 18 e 21 anos, todos cumprem medidas socioeducativas aplicadas pelo Juizado da Infância e da Adolescência, que variam de 45 dias a 3 anos de internação.
Secom PB
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O vice-governador e pré-candidato ao Governo da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), negou nesta segunda-feira (29),…
O vice-governador da Paraíba e pré-candidato do grupo governista, Lucas Ribeiro (PP), afirmou nesta segunda-feira…
Os vereadores de Campina Grande devem se reunir nesta terça-feira (30) para votar a Lei…
O prefeito de Patos e pré-candidato ao Senado Federal em 2026, Nabor Wanderley (Republicanos), adotou…
O líder da bancada de oposição na Câmara Federal, deputado paraibano Cabo Gilberto Silva (PL),…
O deputado estadual e pré-candidato à Prefeitura de Cabedelo, Walber Virgolino (PL), avaliou o cenário…