A Paraíba o tempo todo  |
PUBLICIDADE

Fórum das Letras debate biografia e literatura nesta quinta em Ouro Preto

Com o tema “Biografia, ficção e história”, começa nesta quinta-feira (28) a edição 2009 do Fórum das Letras da Universidade Federal de Ouro Preto. A quinta edição do evento vai até segunda-feira (2), e conta com nomes que vão do cantor e poeta Arnaldo Antunes aos biógrafos Fernando Morais e Paulo César de Araújo, passando por Frei Betto e o maestro Arthur Nestrovski.

Guiomar de Grammont, criadora e organizadora do Fórum, explica essa opção pela variedade de autores. “Nós estamos vivendo um momento de hibridismo dessas linguagens, e como o evento é contemporâneo, ele deve abordar essas questões”.

O primeiro debate do evento acontece às 14h30, e traz Arnaldo Antunes ao lado do poeta ouro-pretano Guilherme Mansur com o tema “Música e poesia: som, corpo e matéria da palavra” – a mediação é do cantor Paulinho Moska. Além da programação principal, que acontece no Cine Vila Rica, o evento conta com atrações infantis no Fórum das Letrinhas (em diferentes lugares da cidade) e, pela primeira vez, com o Fórum Jovem, no Anexo do Museu da Inconfidência.

“Eu queria mesmo um evento que estivesse integrado à cidade, que as pessoas pudessem respirar literatura, pudessem transitar pelos lugares que são emblemáticos, significativos”, conta Guiomar.

 

Sem livrarias

Esse trabalho traz resultados importantes para a comunidade. Em cinco anos, Ouro Preto começou a se interessar mais pelos livros, diz a escritora. “Em 2005 não havia nenhuma livraria na cidade, hoje existem três. Logo Ouro Preto, que foi a terra de tantos poetas, de tantos escritores, mas a comunidade não lia”.

Guiomar lembra que foram essas dificuldades que a fizeram criar um evento de literatura longe dos grandes centros. “Foi a minha angústia, vivendo como escritora fora do eixo Rio-São Paulo, no interior de Minas, que me provocou para criar o evento. Afinal, como fazer os escritores mineiros serem conhecidos.? Tive que trazer a montanha até Maomé”.


Além dos autores brasileiros, o evento tem estrangeiros convidados, como o bósnio Sasa Stanisic e os portugueses Gonçalo Tavares, Rui Tavares e Margarida Paredes. E participando do Ano da França no Brasil, franceses como o novelista Stephane Audeguy, o historiador François Dosse e a editora Anne-Marie Métailié completam a escalação.

“Eu busquei autores que tivessem a ver com biografias. Então o Dosse é um dos maiores especialistas no que chamam de ‘biografismo’. O Audeguy cria romances históricos em que cria personagens através de figuras secundárias de grandes vultos. E escolhi a Anne-Marie, da Editions Métailié, que é a editora que mais publica literatura brasileira na França”, revela Guiomar.

Todos os debates são gratuitos, e a organização recomenda que os interessados em assistí-los cheguem com 30 minutos de antecedência no local. Apenas as inscrições para o Fórum das Letrinhas é que estão esgotadas. Confira a programação completa no site oficial do Fórum de Letras: http://www.forumdasletras.ufop.br/

 

 

G1

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe