Forró do Turista completa 15 anos com grande evento respeitando e levando a cultura nordestina para o resto do país
De acordo com pesquisadores, o forró surgiu no século XIX. Nesta época, como as pistas de dança eram de barro batido, era necessário molhá-las antes e as pessoas dançavam arrastando os pés para evitar que a poeira subisse. Embora seja tipicamente nordestino, o forró espalhou-se pelo Brasil fazendo grande sucesso.
Embalado por esse fato, há quinze anos nascia o Forró do Turista, evento realizado todas às segundas-feiras na capital paraibana que embala turistas e nativos no ritmo mais autêntico do Nordeste, o forró pé de serra.
De acordo com o criador do Forró do Turista, o promoter Rogeraldo Campina, a ideia de fazer um evento de forró as segundas surgiu depois de uma viagem que ele fez à Fortaleza em julho de 1997 onde na volta ele pensou que devia ter ficado mais uns dias na capital cearense para ir ao Forró do Pirata que já acontecia naquela cidade às segundas. E daí surgiu a inspiração: fazer um evento com essas características aqui em João Pessoa.
(Rogeraldo Campina)
Procurou um amigo, na época proprietário de um tradicional restaurante e fez a proposta do evento ser realizado lá, o que foi aceito de pronto. Assim, no dia 18 de agosto de 1997 foi realizado o primeiro Forró do Turista no Dinhos Restaurante com um coquetel para convidados e lotação máxima. Desde então o evento já passou por outros renomados restaurantes de João Pessoa como o Miralhas, Friend’s, Marinas, KS Bar e atualmente no Fellini Club.
Desde sua criação o evento só cresce levando a tradição nordestina e o nome de João Pessoa para todas as regiões do Brasil e até para o exterior. Sendo muitas vezes destaque na imprensa não apenas local como nacional a exemplo do Jornal Globo do Rio de Janeiro e O Estado de São Paulo, além de entrevistas em vários canais de televisão.
Rogeraldo Campina informou que o nome “Forró do Turista” é uma marca registrada, com isso ninguém mais pode usar essa denominação para realização de eventos. Ainda segundo ele o sucesso se deve ao respeito à cultura nordestina. “Eu respeito a nossa cultura com o autêntico forró pé de serra com sanfona, zabumba e triângulo e graças a Deus tenho apenas elogios” destacou.
Para comemorar tanto sucesso, nos 15 anos do Forró do Turista, Rogeraldo Campina irá fazer um grande evento, nesta segunda -feira (03) às 21:00h no Fellini Club. A abertura se dará com o Trio Forró do Gavião, logo em seguida haverá a entrega de 15 troféus representando os 15 anos do evento a pessoas ligadas ao trade turístico da capital e logo após entra a grande atração, o sanfoneiro Amazan com toda sua autenticidade.
Thatiane Sonally
PB Agora
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O presidente estadual do Progressistas na Paraíba, Enivaldo Ribeiro, fez duras declarações ao comentar a…
O deputado estadual e líder do bloco da oposição na ALPB, George Morais, rebateu as…
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) requereu e o Juízo da Vara da Fazenda Pública…
O Festival Forró Verão deste sábado (24) mantém o ritmo nordestino em alta nas areias…
O presidente do Partido Verde na Paraíba, Sargento Denis Soares, revelou nesta quinta-feira (22), que…
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), arquivou as investigações contra dois…