Categorias: Cultura

Flamenkinho e Guegué Medeiros se apresentam nesta 4ª na Estação Cabo Branco

 O quarteto Flamenkinko e o baterista e percussionista paraibano Guegué Medeiros são as atrações desta quarta-feira (21) no Festival da Semana do Músico 2012. Os shows são gratuitos e acontecem, respectivamente, às 18h e 20h, no anfiteatro da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no bairro do Altiplano. O local tem capacidade para 300 pessoas.

Flamenkinho – A fusão de flamenco, jazz e música brasileira, fruto da cabeça do hispano-argentino Sebastian Pitre, do grupo Flamenkinho, dá o tom de world music prevalente da Semana do Músico. Os músicos brasileiros são todos paraibanos. Juntos, encontraram as possibilidades de transpor os ritmos e formatar um trabalho criativo, unindo o flamenco, o jazz e os temperos musicais brasileiros, como o forró, o samba e a bossa nova.

Em um ano e meio de existência, a banda tem um álbum gravado. Paralelo ao Flamenkinho, Pitre desenvolve um projeto solo em que agrega ao tango, símbolo de sua Argentina natal, influências de ritmos de outros países: “Próxima semana, viajarei ao Marrocos para me apresentar e fazer pesquisas etnomusicológicas”, adianta.

Guegué Medeiros – Baterista e percussionista da banda de Chico César, Guegué Medeiros, se apresenta também nesta quarta-feira (21), às 20h. Ele lança o CD “Aos Meus”. Durante sua trajetória musical, Guegué Medeiros tem participado de trabalhos com artistas como Renata Arruda, Ney Matogrosso, Luiza Possi, Xangai, Quinteto da Paraíba e Elba Ramalho.

O evento – Terminando neste domingo (25), a Semana do Músico conta com a parceria do projeto Circuito de Mostra de Jazz Brasil, aprovado pelo Ministério da Cultura (MinC).

Com o foco na música instrumental, o evento traz talentos da terra, como o grupo JP Sax, os músicos do Quarteto de Trombones e da Camerata Popular da Paraíba, além dos jovens flautistas da ONG Pequeno Davi. Mas também abre vasto leque para a influência artística de outros Estados, sobretudo São Paulo, com a contribuição da decana Banda Mantiqueira, com seus 14 integrantes de formação enraizada na MPB, e da Traditional Jazz Band, de 1964, e com apresentações pela América Latina e EUA.

Também há representantes promissores dos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Maranhão, como o baterista Júnior Eugênio, o pianista PC Bezerra e o guitarrista Ozielzinho, respectivamente; cada um encarregado de dividir os seus conhecimentos em oficinas gratuitas. Só da Bahia, estado notório pela exportação de artistas, vêm três: os percussionistas Cara de Cobra e Ambru (da banda de Ivete Sangalo) e o guitarrista Luciano Magno.

Já a participação de artistas internacionais acrescenta um tempero caliente a estes trópicos já acostumados a temperaturas elevadas. O pianista cubano de Guantánamo Pepe Cisneros, fundador da banda Pepe Cisneros Cuba 07, ministra oficina e também faz show na quinta (22). “A proposta do evento, cujo principal chamariz são as oficinas, é provocar a troca de experiências entre artistas de eixos extremos do Brasil, sem a qual talvez isso não fosse possível. A nossa produção musical é respeitável e merece ser conhecida também lá fora”, ressalta o chefe do setor de Eventos da Estação e organizador da Semana do Músico, Rivaldo Dias,.

Serviço:
Shows
Data: quarta-feira, 21/11
Flamenkinho (PB), às 18h
Guegué Medeiros (PB), às 20h- (Lançamento do CD “Aos Meus”)
Local: Anfiteatro da Estação Cabo Branco

Contato:
Rivaldo Dias (8812-3999)
Fones: 3214-8270, 3214-8303
Entrada gratuita
Twitter: @estacaocb
Acesse www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb

 

Ascom

Últimas notícias

“Não tenho interesse em transformar dor em espetáculo” diz Raphaella Brilhante ao se pronunciar sobre agressões

A médica e influenciadora Raphaella Brilhante, que denunciou o esposo, o cantor João Lima, por…

24 de janeiro de 2026

Prefeitura de Mulungu cancela show de João Lima após denúncias de violência doméstica

A Prefeitura de Mulungu, município localizado no Agreste da Paraíba, anunciou neste sábado (24) o…

24 de janeiro de 2026

Secretária cobra rigor do Judiciário para fortalecer confiança das mulheres na denúncia

A secretária das Mulheres e da Diversidade Humana da Paraíba, Lídia Moura, manifestou solidariedade neste…

24 de janeiro de 2026

Casados há apenas 2 meses, médica influenciadora denuncia cantor por violência doméstica em João Pessoa

Na manhã deste sábado (24), a médica e influenciadora digital Raphaela Brilhante prestou depoimento na…

24 de janeiro de 2026

Após denúncia de violência, João Lima apaga fotos da esposa e desativa comentários, mas ganha seguidores

O cantor João Lima, denunciado pela esposa, a médica e influenciadora Raphaella Brilhante, por violência…

24 de janeiro de 2026

Em nota, defesa de Raphaella Brilhante reforça necessidade de medidas protetivas e combate à cultura de violência doméstica

A defesa da médica e influenciadora Raphaella Brilhante divulgou, neste sábado (24), uma nota oficial…

24 de janeiro de 2026