A 8 ½ Festa do Cinema Italiano vai deixar as salas de cinema para apresentar por Lisboa eventos paralelos à programação que depois das 20:30 vão levar a cultura italiana a vários pontos da cidade.
Na quinta-feira, 12 de Abril, a partir das 20:30, o bar Portas do Sol (Largo das Portas do Sol) recebe a Festa de Abertura de 8 ½ que dá as boas vindas ao público da 5ª edição no miradouro de Santa Luzia. Uma noite descontraída com vista sobre o Tejo e Alfama onde não vão faltar música, petiscos, bebidas italianas e algum sotaque à mistura.
O Arte & Manha Espaço e Cultura é o local oficial para descontrair Dopo Le 8 ½! Entre 13 e 19 de Abril, todos que apresentarem um bilhete de uma sessão da Festa do Cinema Italiano do mesmo dia, têm direito a uma bebida e a desfrutar das múltiplas propostas de programação que este espaço oferece.
Todos os dias, a partir de domingo, 15 de Abril, Dopo Le 8 ½, apresenta nos fins de tarde desta edição o Cine-Aperitivo. A partir das 20:30, no Espaço Nimas, o público da festa pode degustar pelo preço de um bilhete de cinema este momento de convívio all´italiana, com pratos confeccionados pelos melhores representantes da gastronomia do país da bota em Portugal.
No dia 15 de Abril, às 19:30, no antigo Mercado de Santa Clara, 8 ½ e a Associação Idade dos Sabores – Centro das Artes Culinárias apresentam um momento muito especial desta edição, um cine-jantar com exibição do filme «La Grande Abbuffata», de Marco Ferrerri, acompanhado de um jantar inspirado no menu desta obra incontornável do cinema italiano.
A Festa de Encerramento de 8 ½ acontece em dois espaços da cidade. Na quinta-feira, 19, 8 ½ Festa do Cinema Italiano convida o público a vir ao Espaço Nimas, a partir das 23:30, para assistir ao espectáculo ao vivo dos Frank Sent Us, um projecto audiovisual italiano onde a música é criada através de um explosivo «mush up» de sons, fragmentos e sequências cinematográficas tocadas como fossem verdadeiros instrumentos musicais. A partir da 01:00 a festa de encerramento continua no Lux Frágil.
Mais informações podem ser consultadas em www.festadocinemaitaliano.com.
Terra.








