Categorias: Cultura

Feira das Mulheres Artesãs reúne 200 participantes no pátio da PBTur

PUBLICIDADE

A sétima edição da Feira das Mulheres Artesãs, promovida pelo Centro de Atenção à Criança e ao Adolescente (Cendac), foi aberta nessa terça-feira (8), no pátio da PBTur, na Capital O evento conta com o apoio do Governo da Paraíba.

Cerca de 200 artesãs de diversos municípios expõem seus produtos até esta quinta-feira (10) com o intuito de movimentar a economia e divulgar o artesanato.

“Este é um momento importante para o Cendac e para estas mulheres que fazem do artesanato a sua fonte de renda, fortalecendo a economia e dando uma nova cara ao mundo da produção artesanal e ao empreendedorismo. São três dias de feira com divulgação e intercâmbio entre as cidades participantes”, disse a presidente do Cendac, Valquíria Alencar, que abriu oficialmente o evento.

A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Gilvaneide Nunes, representou o governador Ricardo Coutinho e parabenizou o Cendac pela iniciativa. “São sete anos que esta feira das artesãs é realizada em João Pessoa, e isso revela o compromisso do Cendac com o artesanato paraibano e o empreendedorismo das mulheres, projetos que são abraçados pelo Governo do Estado”, afirmou.

Entre as peças que compõem a feira estão bijuterias, bonecas de pano, camisetas, almofadas, utensílios para casa, bolsas, caixas decorativas, sandálias, entre outras. Entre as expositoras está Samara de Carvalho. Ela produz pimentas, licores, azeite e temperos, tudo de forma artesanal e sem conservantes. “Participo da Feira das Artesãs, desde a segunda edição, e percebo que a cada dia ela cresce e possibilita para nós mais um espaço importante de troca e comercialização dos nossos produtos”, observou.

Outra artesã que também participa da Feira promovida pelo Cendac, desde o seu surgimento, é Maria das Dores, ou Dorinha, como é mais conhecida em sua cidade, Alagoa Grande. Junto com a família, ela mantém a sua renda através da venda de bonecas de pano. “Há 22 anos que fazemos estas bonecas e montamos a casa das bonecas em Alagoa Grande, onde fornecemos peças para todos os tipos de festas, principalmente infantis. Estar aqui é mais uma oportunidade de divulgarmos nosso trabalho e eu fico muito feliz em estar aqui novamente”, comentou.

O primeiro dia da Feira das Mulheres Artesãs foi encerrado com coco de roda e ciranda pelo grupo Vó Mera e suas Netinhas.

Prestigiaram a Feira, a secretária de Estado da Mulher e Diversidade Humana, Gilberta Soares; pela Casa Civil, Hermancita Trigueiro; a presidente da PBTur, Ruth Avelino; a secretária da Juventude, Priscila Gomes, e os deputados estaduais Estela Bezerra e Jeová Campos e a vereadora Sandra Marrocos.

 

 

Secom-PB

Fotos: Walter Rafael

PUBLICIDADE

Últimas notícias

De olho nas eleições suplementares em Cabedelo, Barbosa quer oficializar candidatura antes do Natal

O presidente da Companhia Docas da Paraíba, Ricardo Barbosa, confirmou nessa sexta-feira (19) que é…

19 de dezembro de 2025

Após prefeito revogar artigo, Procuradoria de JP pede que o TJPB suspenda inconstitucionalidade da Lei do Gabarito

Após o prefeito Cícero Lucena editar Medida Provisória, nessa quinta-feira (18), revogando o artigo 62,…

19 de dezembro de 2025

Homem é esfaqueado após presenciar discussão de casal em JP

Um homem foi esfaqueado na noite dessa quinta-feira (18) enquanto voltava do trabalho para casa,…

19 de dezembro de 2025

MPPB determina religamento imediato de energia em hospital de Campina Grande

O Ministério Público da Paraíba (MPPB), por meio da Promotoria de Defesa dos Direitos do…

19 de dezembro de 2025

“Nada de construir espigão na nossa cidade” diz Cícero ao negar flexibilização para prédios altos na orla de JP

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), se pronunciou nesta sexta-feira (19) sobre a…

19 de dezembro de 2025

Mais dois suspeitos de ataque a tiros na Praia de Ponta de Campina são presos

A Polícia Civil da Paraíba prendeu, na manhã desta sexta-feira (19), dois homens suspeitos de…

19 de dezembro de 2025