Categorias: Cultura

Exú – De pai para filho!

PUBLICIDADE

Um conflito sangrento entre duas famílias surgiu de maneira terrível no ano de 1949, na cidade de Exu, no alto sertão pernambucano (Serra do Araripe). As famílias Alencar e Saraiva estavam envolvidas nesse conflito. Cerca de quase 60 mortes foram registradas ao longo de aproximadamente três décadas, com muitos inocentes sendo vítimas, tanto de um lado quanto do outro. A morte ceifou jovens e adultos, sem misericórdia… 99% das vítimas eram homens. A disputa envolvia questões como posse de terra, política, entre outras.

Líderes como Dom Avelar Brandão (Bispo Primaz do Brasil), reconhecido como um grande reconciliador de muitas causas dentro e fora da Igreja Católica, tiveram participação na resolução desse conflito. Também o cantor e sanfoneiro Luiz Gonzaga, ícone do forró, foi considerado um apaziguador desse conflito, que, graças a Deus, hoje é apenas parte da história.

A Igreja Betel Brasileiro em Exu, com quase quatro décadas de presença naquela cidade, desempenhou um papel importante na união das famílias Alencar e Sampaio. Muitos membros dessas duas famílias aceitaram a mensagem de amor e pacificação do Evangelho na Igreja Betel, passando a ser irmãos e amigos em Cristo Jesus. Alguns até começaram a se casar entre si. Hoje, descendentes dessas famílias estão espalhados por várias partes do Brasil e do mundo, e muitos deles são pastores, missionários e líderes em diversas áreas. Alguns desses descendentes fizeram seus cursos teológicos no Instituto Bíblico Betel Brasileiro.

Curiosidade: A irmã Lídia Almeida sempre defendeu que, mesmo sendo uma cidade de nome oficial Exú, deveríamos chamar a cidade de “Asa Branca”, em referência à linda canção interpretada por Luiz Gonzaga, com autoria dele e de Humberto Teixeira. Essa música é um clássico do baião e um verdadeiro hino do Nordeste brasileiro. A ideia foi levantada em uma reunião em Exu, na presença de autoridades como o juiz da cidade, o prefeito, padres, pastores, entre outros. O padre da cidade presente explicou o significado do nome “Exú” (espírito do mal e da morte). Também estava presente nessa reunião o filho adotivo de Luiz Gonzaga, Gonzaguinha (naquela época, Gonzagão já havia falecido).

Nessa reunião, o pastor Domires Reis, que pastoreava a Igreja Betel na cidade, também se manifestou, afirmando que a explicação do padre estava correta. No final, foi realizada uma votação, e Gonzaguinha se manifestou, apresentando seu ponto de vista contrário à mudança do nome. Ele argumentou: “Meu pai fez com que o nome Exú fosse conhecido em todo o mundo, principalmente na Europa”, e acrescentou: “Sou contra a mudança.” A maioria votou pela manutenção do nome, e a cidade permaneceu com o nome Exú.

Poucos dias depois dessa reunião, Gonzaguinha sofreu um trágico acidente de trânsito (em 29 de abril de 1991) e perdeu a vida no local do acidente. Foi Exú, o anjo da morte? Não posso afirmar, mas Gonzaguinha, em vida, optou por esse nome.

Na verdade, o nome da cidade não é considerado bonito ou sugestivo, mas, na mente dos cristãos evangélicos, Exú hoje é visto como “Asa Branca”.

Elcio Nunes
Cidadão Brasileiro
@elcionunes (Instagram)

PUBLICIDADE
Compartilhe
Publicado por
Elcio Nunes

Últimas notícias

MPPB solicita à PMCG identificação e autuação de responsáveis por despejo de esgoto no Açude Velho

O Ministério Público da Paraíba requisitou que a Prefeitura Municipal de Campina Grande, por meio…

13 de janeiro de 2026

Lei que autoriza pagamento retroativo de direitos suspensos na pandemia a servidores federais, estaduais e municipais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei Complementar 226/26, que autoriza o…

13 de janeiro de 2026

Cícero Lucena nomeia 403 aprovados no concurso da Educação

Gestão ultrapassa a marca de 2.500 convocados O prefeito Cícero Lucena nomeou, nesta terça-feira (13),…

13 de janeiro de 2026

Bar do Cuscuz e mais três estabelecimentos são notificados por irregularidades ambientais na orla de JP

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), por meio da operação Orla Limpa, deu…

13 de janeiro de 2026

Cida Ramos não acredita que PT mantenha diálogo para ocupar dois palanques nas eleições estaduais na Paraíba

A presidente estadual do PT na Paraíba, deputada estadual Cida Ramos, afirmou que é pouco…

13 de janeiro de 2026

Hugo Motta vê ambiente favorável para PT apoiar chapa da base governista na Paraíba

O deputado federal e presidente do Republicanos na Paraíba, Hugo Motta, avaliou como positiva a…

13 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464