A Paraíba o tempo todo  |

Eventos religiosos transformarão CG na “Meca Nordestina” durante o período e carnaval

 Sem ter a tradição de realizar a festa de Carnaval, Campina Grande se prepara para viver uma série de eventos religiosos que serão realizados durante o período de momo. Mais uma vez, a cidade se transformará em um grande templo ecumênico, com encontros para todos os gostos.

Pelo menos sete grandes encontros acontecerão durante o período momesco na Rainha da Borborema, levando os participantes a entrarem em um grande retiro espiritual. Devido aos eventos religiosos, os hotéis da cidade praticamente estão com as ocupações lotadas. A rede hoteleira e o comércio lucram nesse período do ano.

 

Orações, apelos pela cultura de paz e a civilização do amor, transformam Campina numa espécie de “Meca” nordestina. Um dos eventos que que chama a atenção pela grandiosidade é o Consciência Cristã, que este ano completa 16 anos de existência. “

 

Voltado para o público evangélico e difusão de valores cristãos, o 16º Encontro para a Consciência Cristã, Organizado pela Vinacc acontece de 27 de fevereiro a 4 de março em Campina Grande. O evento este ano tem como principal presença confirmada o pregador e missionário norte-americano Paul Washer, além dos teólogos Russell Shedd e Augustus Nicodemus, o cientista criacionista Adauto Lourenço e o pastor e pregador Hernandes Dias Lopes.

 

Uma estrutura montada no Parque do Povo deverá receber cerca de 10 mil visitantes diariamente, com 17 ambientes. A previsão é que maios de 60 mil pessoas participem da Consciência Cristã este ano.

Palco principal do Encontro, o Parque do Povo receberá a instalação de uma Tenda Principal, conhecida como representação do Tabernáculo Bíblico, capaz de comportar 7 mil pessoas. No local acontecerão diversas programações no período diurno e as grandes concentrações durante as noites do Evento.

 

Apontado como um dos maiores eventos do gênero do mundo, o Consciência Cristão de destaca pelos números expressivos. Serão realizados no espaço 91 seminários ministrados por 33 palestrantes. Está programado também um culto noturno diário, além de fóruns abordando missões, liderança cristã, fé e ciência, louvor e adoração, literatura cristã, encontro de teologia e filosofia, sexualidade, além de temáticas voltadas para crianças e mulheres.

Outra novidade será o 1º Encontro de Surdos em uma Visão Cristocêntrica, primeiro do gênero no evento. O encontro abrigará ainda uma exposição com literatura cristã, a 2º Feira do Livro da Consciência Cristã (FELICC), que terá lugar na Pirâmide do Parque do Povo e reunirá diversas editoras do segmento.

 

“Estamos com tudo pronto para o encontro” garante o pastor Euder Faber presidente da VINAC.

 

MIEP – Nessa atmosfera espiritual, o Movimento de Integração do Espírita Paraibano (Miep) se destaca por ser um dos mais antigos na cidade e que este ano chega na sua 41ª edição.

 

O Movimento de Integração do Espírita Paraibano (MIEP) é o evento doutrinário mais antigo do estado, chegando à 41ª edição entre os dias 1º a 4 de março, este ano em Campina Grande. Sem fins lucrativos, o evento acontecem na sede do Centro de Convenções e Estudos Espíritas Divaldo Pereira Franco, no bairro do Catolé. O MIEP conta com apresentações musicais, oficinas, palestras, seminários e mesas-redondas, além de programação infantil e adolescente.

 

O encontro tem início na tarde do dia 1º, com recepção musical do Grupo Vocal Espírita Semearte e grupo Toque de Luz, além de palestra de abertura dom o expositor Haroldo Dutra Dias, com o tema ‘Evangelho e Espiritismo: 150 anos de amor e luz’.

 

Nos dias seguintes, o evento segue com palestras, seminários e mesas-redondas. Acontecem ainda oficinas de língua grega do Novo Testamento e de Esperanto, também de meditação, ioga, respiração e Tai-chi-chuan.

 

O presidente da Associação Municipal de Espiritismo (AME), Ivanildo Fernandes, ressaltou que por questões de princípios doutrinários e cristãos, o evento é totalmente patrocinado pelos próprios participantes, sem nenhuma subvenção pública ou apoio político. “Temos a compreensão de que por se tratar de um evento espiritualista e sendo o estado laico, não se deve usufruir de verbas públicas, menos ainda de parceria político-partidária”, explicou.

 

Evento católico – As famílias católicas campinenses também terão uma opção para passar o carnaval longe da folia. Trata-se da o Crescer – Encontro da Família Católica – que acontece no período do carnaval no Clube Campestre e chega à sua 17ª edição. Organizado pela Comunidade de São Pio X, o evento este ano acontece de 2 a 4 de março, no Clube Campestre, em Campina Grande, e traz como um dos destaque o missionário da Canção Nova (SP), Ricardo Sá. Ele evangeliza exercendo as funções de pregador, cantor, compositor, escritor, apresentador de programas de rádio e televisão. Natural de Fortaleza – Ceará, Ricardo Sá é casado com Eliana Sá, pai de Eduardo Netto e membro da Comunidade Canção Nova desde 1984.

 

De acordo com Gustavo Lucena, idealizador do Crescer, este ano o encontro terá como tema “Na família está nossa esperança!”. Dentre as novidades para o evento estão as participações de pregadores com renome nacional que nunca estiveram no Crescer, a exemplo do Ricardo Sá, da Comunidade Canção Nova – SP, e Evandro Nunes, da Renovação Carismática Católica, da Diocese de Santo Amaro – SP.

“O Crescer abraça todas as famílias católicas dispostas a ter um carnaval diferente. O encontro vem trazer a oportunidade de refletir sobre a importância da família. Neste ano, em especial, celebramos os 30 anos da publicação da ‘Carta às Famílias’ de autoria do Beato João Paulo II, que será canonizado no próximo dia 27 de abril. Além disso, o Papa Francisco convocou um Sínodo dos Bispos para tratar sobre a família que acontecerá em outubro”, frisou Márcia Ferraz, coordenadora do Núcleo de Eventos da Comunidade.

 

Amigos do Torá – A comunidade judaica existente em Campina Grande, também tem um encontro próprio para refletir durante o carnaval. A oitava edição do encontro Amigos da Torá, também promete levar uma mensagem de paz. . A exemplo do ano passado este o evento vai de novo acontecer no Museu Vivo da Ciência, (próximo ao Terminal de Integração de Ônibus, no Largo do Açude Novo), centro.

Segundo o presidente da Associação Amigos do Torá Davi Meneses (Davi Ben), este ano o evento terá muitas novidades e será trasmitido ao vivo pela internet sendo o primeiro a ser vistos nos cinco continentes.

 

Nova Consciência – Com uma proposta de congregar as diversas correntes religiosas, filosóficas e culturais, o Encontro da Nova Consciência que este ano chega a 24º edição. Este ano o Encontro tradicional na Rainha da Borborema, terá como tema “Ética, Direitos Humanos e Liberdade de Expressão”, e será realizado de 28 de fevereiro a 4 de março.

 

O encontro que mais uma vez será realizado no Sesc Centro. ” Todos os anos durante o carnaval, a cidade de Campina Grande, Paraíba-Brasil, se transforma em um espaço para a ciência, a cultura, a Arte, as Tradições Religiosas e tudo o que diz respeito ao Patrimônio Cultura Imaterial. É o Encontro da Nova Consciência, evento que já é realizado há duas décadas, sempre com grande sucesso de público de todo o Brasil, constando nos calendários de turismo de eventos nacionais. Trabalhando nesses 20 anos com uma proposta de Cultura de Paz, o Encontro mudou a face da cidade que esvaziava no período de carnaval”, explicou um dos organizadores do evento.

 

Severino Lopes

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe