A Paraíba o tempo todo  |

Estátua de Jorge Amado é depredada em Salvador

Uma estátua em homenagem ao centenário de nascimento do escritor baiano Jorge Amado (1912-2001) foi depredada anteontem, três dias depois de ser inaugurada em uma praça em Salvador.

 

O rosto do escritor recebeu o símbolo da anarquia, além de outros rabiscos.

 

A escultura de bronze, feita pelo artista plástico Tatti Moreno, mostra Jorge Amado –em tamanho real– sentado em um banco ao lado da mulher, a também escritora Zélia Gattai, morta em 2008, e o cachorro do casal, Fadul.

 

A exemplo da estátua do poeta Carlos Drummond de Andrade na praia de Copacabana, no Rio, ela fica de frente para o mar.

 

“O choque foi grande. É uma estupidez. A gente mal inaugurou, todo mundo estava parabenizando, gente pra burro visitando, e de repente aconteceu isso”, disse o autor da escultura.

 

Tatti Moreno desenvolveu o trabalho em parceria com a Amarv (Associação de Moradores do Rio Vermelho), bairro onde Jorge morava.

 

O artista promete retocar a estátua hoje. A Amarv pressiona a delegacia da região para conseguir policiamento no local e diz que vai instalar duas câmeras na praça. O incidente repercutiu nas redes sociais e entre turistas.

 

 

TERRA

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe