Categorias: Cultura

Estado realiza Conferência Cultural

PUBLICIDADE

De 19 a 21 de setembro, será realizada na cidade de Sousa a 3ª Conferência Estadual de Cultura, tendo como tema “Uma política de Estado para a cultura: desafios do Sistema Estadual de Cultura”. Entre os meses de maio e agosto deste ano, a Secretaria de Estado da Cultura, através de sua Gerência de Articulação Cultural, acompanhou a realização de conferências municipais e intermunicipais, que agregaram 128 cidades da Paraíba. Participaram municípios de todas as regiões do estado, contando com a presença de gestores culturais das cidades, do Estado e do Ministério da Cultura, bem como agentes culturais da sociedade civil, movimentos sociais e entidades do setor. 

Ao todo, foram eleitos 435 delegados, sendo 264 da sociedade civil e 171 do Poder Público. Para o Secretário de Cultura, Chico César, “a realização da Conferência em Sousa, no sertão paraibano, é fundamental para a descentralização do debate na área de políticas públicas, especialmente da Cultura. Essa decisão vem como resposta ao fato da Cultura ter sido a segunda prioridade eleita na audiência do Orçamento Democrático daquela região. E isso ratifica a idéia de que o estado não se resume a João Pessoa e Campina Grande”. 
 

Para o gestor, a Conferência também será um importante espaço de formação e elaborações consistentes para a política cultural da Paraíba. “Teremos diversos convidados do Brasil inteiro, e o grande desafio é mesclar o saber teórico, os diversos conceitos de políticas culturais, com o fazer cultural, propondo consensos sobre as prioridades para o desenvolvimento do setor no âmbito estadual”. 
 

Compõem a programação da Conferência importantes pesquisadores e gestores culturais do país, dentre eles Albino Rubim, Secretário de Cultura da Bahia; Célio Turino, historiador e gestor cultural; Tarciana Portella, gestora do Instituto Delta Zero para o Desenvolvimento da Economia Criativa; Alemberg Quindins, diretor da Fundação Casa Grande; Bruno Bolay, representante da Embaixada da França no Brasil; Viviane Queiroz, gestora de cultura do Centro Cultural Banco do Nordeste; João Roberto Peixe, designer, arquiteto e gestor cultural; Bernardo Mata Machado, Secretário Substituto da SAI/MinC; e Afonso Oliveira, produtor cultural e criador do Método Canavial. 

Conferência debaterá criação do Sistema Estadual de Cultura

A Conferência é um espaço de mediação entre sociedade civil e poder público, e tem o objetivo de elencar as demandas prioritárias a serem desenvolvidas enquanto políticas públicas. Neste sentido, a Secult-PB anuncia que ganharão destaque os debates em torno da reformulação do Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos (FIC) e da aprovação do Plano Estadual de Cultura da Paraíba.

O FIC existe desde 2003, tendo recebido em 2012 seu maior investimento, com recursos que totalizaram R$ 3 milhões de reais, destinados a dez áreas da cultura. Sua reformulação é uma das grandes demandas apresentadas pelo movimento cultural, pauta que a Secult-PB intenciona avançar através de um diálogo estreito com os agentes culturais.

Na ocasião, será apresentada uma versão revisada do Plano Estadual de Cultura, instrumento que norteará as políticas culturais a serem implementadas no período de dez anos. De março a abril, o Plano esteve em processo de Consulta Pública, recebendo sugestões da sociedade civil e gestores culturais de toda a Paraíba, e que agora são incorporadas a sua redação. O Plano faz parte do Sistema Estadual de Cultura, e é composto de cinco programas estratégicos, definindo diretrizes, objetivos, ações e metas para as mais diversas áreas da cultura.. Em seguida, o documento revisado será enviado à Assembléia Legislativa para ser aprovado e tornar-se Lei.
 

Orientações aos delegados
 

A Conferência será realizada no complexo do Centro de Treinamento de Professores, onde ocorrerão palestras, plenárias e debates dos eixos e subeixos temáticos. Ao chegarem no local de realização, os participantes serão direcionados ao credenciamento, aberto a partir das 14h, onde receberão seus materiais, bem como as orientações sobre hospedagem e alimentação. O traslado dos participantes entre o município de origem e a cidade de Sousa será de responsabilidade das prefeituras, cabendo aos delegados eleitos buscarem informações sobre lugar e horário de saída com os órgãos responsáveis pela gestão cultural local. 

Para maiores informações, a Secult-PB disponibiliza o e-mail conferenciadeculturapb@gmail.com para contato com os delegados eleitos nos municípios e os gestores culturais. 

 

Secom – PB

    

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Emoção e talento encantam público no Festival de Ginástica Artística do Campeões do Amanhã

Um espetáculo de talento e movimento encantou o público presente nas arquibancadas do ginásio do…

27 de abril de 2024

Jovem é morto em barbearia no Litoral Sul da Paraíba logo após fazer live

As polícias Civil e Militar estão investigando o assassinato de um jovem conhecido apenas como…

27 de abril de 2024

“Facilitador do acesso ao Ensino Superior” comemora Wilson Filho após publicação de lei do passe livre no dia do Enem

O deputado estadual Wilson Filho expressou sua satisfação com a promulgação de uma nova lei,…

27 de abril de 2024

Alerta de chuvas intensas para Litoral e Agreste da Paraíba é emitido pelo Inmet

Neste sábado (27), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta amarelo para…

27 de abril de 2024

Homem é detido pela Polícia Federal com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Um homem foi detido pela Polícia Federal em Patos, no Sertão da Paraíba, após ser…

27 de abril de 2024

Sete membros de uma família são detidos por envolvimento na morte de idoso em CG

Sete pessoas de uma mesma família foram presos sob suspeita de ligação com o assassinato…

27 de abril de 2024